A importância de se fazer cirurgia plástica com cirurgião plástico habilitado

Benedito Figueiredo Junior/Reprodução

Vimos mais uma jovem vítima de um profissional de saúde não habilitado para cirurgias plásticas que perdeu a vida no Maranhão. Ela morreu após fazer uma abdominoplastia com um enfermeiro que não tem nem formação médica para operar. E esse não foi seu primeiro caso. Há duas semanas uma jornalista morreu depois de lutar para retirar silicone industrial e PMMA injetado nos glúteos, mas acabou morrendo em um quadro de sepse.

Essas notícias que a mídia tem trazido à tona é uma alerta para quem insiste em buscar profissionais de saúde e esteticistas não habilitados para se submeter a um procedimento que necessita de especialidade médica e registro.

Uma cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico e precisa de cuidados específicos. Portanto é imprescindível escolher com muita atenção não só o local em que o procedimento será realizado, mas também o cirurgião plástico que fará o procedimento.

Seja qual for o procedimento cirúrgico o paciente deve tomar alguns cuidados para evitar e diminuir riscos durante a cirurgia.

Primeiramente verificar registro no Conselho Regional de Medicina( CRM), Registro de Qualificação de Especialização(RQE) e ainda se faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Segundo: Busque referências com outras pacientes que realizaram procedimento com ele. Saiba se ele é acessível e passe por uma consulta, faça perguntas, o médico tem que lhe passar confiança e tranqüilidade. Se exige exames pré-operatórios, o conhecido risco cirúrgico. Não faça uma cirurgia se ficou alguma dúvida não esclarecida pelo profissional.

Terceiro: Veja os locais que ele realiza a cirurgia se tem estrutura, um bom centro cirúrgico, UTI ou suporte se caso necessário.

Quarto: Passar pela consulta com o anestesista que acompanhará a cirurgia. É importante ser absolutamente sincero contando todos os medicamentos e suplementos ou qualquer substância que esteja fazendo uso para que o médico avalie os riscos da aplicação da anestesia e se estará apto a realizar a cirurgia neste momento.

Com os cuidados necessários os riscos são menores e o resultado obtido, sem dúvida, será mais rápido e o desejado.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *