O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o deputado federal Abílio Brunini (PL) debateram problemas e propostas para a Saúde de Cuiabá em confronto organizado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), na noite de sexta-feira (6). Na ocasião, o petista fez questão de ressaltar sua formação como médico.
A caneta de médico eu já tenho na mão. Agora eu quero a caneta de prefeito para mostrar que tem jeito, que é possível organizar a saúde e fazer o sistema funcionar, respeitando os profissionais da saúde e tratando com dignidade a população”, declarou o candidato.
O debate realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) acabou polarizado entre Lúdio e Abílio porque o candidato Eduardo Botelho (União) não compareceu.
“A saúde é o principal problema de Cuiabá. As pessoas querem solução para esses problemas. Eu tenho uma vida inteira dedicada ao serviço público, à medicina na rede pública, no Sistema Único de Saúde [SUS]. Entendo com profundidade os problemas da cidade. Eu sei como fazer e Cuiabá terá pela primeira vez um prefeito médico, especialista em gestão na saúde, para fazer os enfrentamentos necessários”, disse Lúdio.
O debate do CRM foi avaliado por Lúdio como essencial para que a população conheça as propostas dos candidatos e veja quem realmente tem preparo, equilíbrio emocional e capacidade de diálogo com os servidores públicos e outros Poderes, para gerir a capital de Mato Grosso, que coleciona problema em diversas áreas, sobretudo na saúde.
“Quem não veio ao debate desrespeita o CRM, os profissionais da saúde, e será rigorosamente avaliado pela população, que tanto sofre com os problemas na saúde e esperam o mínimo de preparo e compromisso dos candidatos em relação ao tema”, avalia Lúdio.
Lúdio prometeu parceria com o Ministério da Saúde para triplicar o número de equipes na atenção primária. O candidato também disse que irá reabrir as policlínicas que foram fechadas e construir duas novas. Lúdio ainda vai implantar o Hospital Infantil e Maternidade de Cuiabá, entre outras propostas para a saúde.