A Defesa Civil comunicou que está monitorando o volume no Rio Cuiabá, devido as grandes chuvas nos últimos dias. O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, Luis Cláudio da Cruz, em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10) quinta-feira (23), disse que o nível de água do rio verificado alcançou 6,30 metros.
Segundo Luis, a cota de alerta costuma ser a partir de 7,5 metros a 8 metros. “É importante destacar que o Rio Cuiabá, para atingir o nível de atenção para cheia, é necessário atingir o nível de 7 metros. Hoje estamos abaixo de 6. Houve um aumento, mas ainda não há necessidade alerta. Vamos continuar monitorando porque sabemos que há previsões de chuvas intensas”, disse.
Apesar do aumento no nível do rio, a situação é considerada normal. Porém, as famílias que vivem à beira do rio devem ficar em alerta. Em 7 cidades foram decretados situação de emergência, entre eles: Juara, Peixoto de Azevedo, Barão de Melgaço, Itanhangá, Alto Paraguai e Juscimeira.
“Estamos acompanhado isso junto aos municípios para atender e desenvolver ações que sejam necessárias para atender prestar a ajuda para a população”, acrescentou.