Saúde bucal de Cuiabá atende menos de 50% da capacidade por falta de manutenção em equipamentos

Serviços estão parcialmente suspensos por falta de manutenção em equipamentos, como cadeiras odontológicas e compressores

O Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá identificou que os serviços odontológicos municipais estão funcionando bem abaixo da capacidade por falta de manutenção nos equipamentos e de insumos. Das 57 equipes de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), 24 não estão exercendo as atividades clínicas.

Prefeitura de Cuiabá

Foram identificados cadeiras odontológicas e compressores de ar com defeitos e a falta de materiais necessários para o atendimento.

O serviço de saúde bucal no município é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete Centros de Especialidades Odontológicas, três Clínicas Odontológicas e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos, que atendem casos de urgência, e policlínica do Pascoal Ramos.

Nas UBS, como menos da metade da capacidade dos procedimentos odontológicos estão sendo realizados por falta de manutenção nos equipamentos, os profissionais acabam sendo subutilizados.

Já nos Centros Odontológicos o atendimento funciona parcialmente porque não tem cadeiras odontológicas em condições de uso para todos os profissionais. Foi verificado pela equipe de intervenção que 35% das cadeiras usadas para o atendimento dos pacientes estão com defeito.

A manutenção está suspensa por atraso no pagamento das empresas prestadoras de serviço, tanto dos equipamentos odontológicos quanto dos aparelhos de ar-condicionado.

O Gabinete de Intervenção está fazendo o levantamento de toda a infraestrutura e equipamentos necessários para que seja possível prestar um bom atendimento à população.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *