O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, decidiu em manter a prisão preventiva de Talisson Barbosa Licá, acusado de fazer parte da organização criminosa Comando Vermelho e ter sido um dos autores do assassinato de quatro trabalhadores no município de Nova Monte Verde (968 km de Cuiabá), em agosto de 2022. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário da Justiça.
Isso foi uma resposta da defesa do suspeito, que pediu a revogação da prisão preventiva por excesso de prazo e, em segundo plano, a substituição da prisão pelo uso de tornozeleira eletrônica.
“Há indícios suficientes de materialidade delitiva e autoria angariados na fase investigativa (a exemplo do termo de apreensão das drogas, depoimentos policiais e informações constantes do relatório técnico retromencionado), bem como o risco à ordem pública gerado pela liberdade do acusado, uma vez que este ostenta maus antecedentes (visto que possui execução penal em aberto) e responde diversos processos criminais, inclusive de homicídio qualificado.”
Mortes a mando de facção
Os corpos de Alan Rodrigues Pereira, 36 anos; Caio Paulo da Silva, 31 anos; Jefferson Vale Paulino, de 27 anos e João Vitor da Silva, 19 anos, foram encontrados no dia 8 de agosto, enterrados próximo à rodovia MT-208, no município de Nova Monte Verde.
O veículo das vítimas foi encontrado, incendiado, três dias antes, em uma estrada na zona rural do município.
A investigação apurou que as quatro vítimas foram mortas, porque criminosos de uma facção acharam que os trabalhadores seriam de um grupo rival e mandaram a execução.