A fim de proporcionar uma experiência sensorial e imersiva, o grupo Trupe convida interessados para a “Poética do Cerrado: Imersão nos versos de Luciene Carvalho”, que ocorre entre os dias 24 e 25 de março. Com formato inovador, a experiência terá o Cerrado como cenário e a poesia como meio. Em três espetáculos apresentados no mesmo dia, o grupo anfitrião trará cênicas poéticas a partir da obra de Luciene Carvalho, imortal da Academia Mato-grossense de Letras, que assina a direção do grupo e das performances.
Divulgação
O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através deste formulário on-line no período de 10 a 16 de março (ou enquanto houver vagas). É necessário que os interessados tenham disponibilidade para pernoitar de 24 para 25, datas do evento. O transporte até o local será feio de ônibus com partida no dia 24, às 16h, de frente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A imersão poética é realizada pelo Núcleo Hoje, com apoio institucional da Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social), da Associação Cuiabana de Belas Artes (Acubá) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT). A produção é de Daniella Paula Oliveira.
“É uma imersão presencial, física, orgânica, com toda estrutura e conforto para que o público viva poesia e possa descansar, relaxar. Vai ter poesia na pele, nos olhos, no intangível. É um portal poético para as sensibilidades, para as almas que estão áridas pela experiência de pandemia”, explica Luciene.
A programação começa na sexta-feira (24), às 16h, considerando a partida do ônibus. Os participantes serão conduzidos até uma área na zona rural de Cuiabá, onde ficarão hospedados. O transporte, a hospedagem e as refeições principais são gratuitos. No local, o público será contemplado com uma experiência imersiva, sensorial e tecnológica. Estão inclusos o jantar do primeiro dia e o café da manhã e o almoço do segundo dia.
A agenda também conta com discotecagem e feira de economia criativa com produtos que vão de R$ 5 a R$ 75.
No sábado (25), o evento segue com diálogos e conversas sobre a obra da poeta. Participam Edilson Serra, doutor em Estudos da Linguagem e professor do IFMT, e Juliane Pereira, mestranda em Estudos Literários da Unemat. Ambos são estudiosos da obra de Luciene Carvalho. Ao fim do evento, por volta das 14h, o translado de retorno também será gratuito.
“Vamos ter um número significativo de outras experiências que passam pela instiga sensorial, estímulo sensorial. O que esperamos é que cada pessoa possa ‘lavourar’ dentro de si os versos espalhados pelo local”, completa a diretora.
Trupe
Recém-formado, o Trupe é dirigido por Luciene Carvalho reúne integrantes com e sem formações artísticas a fim de balancear as experiências coletivas e processos de criação. O nome do grupo é um achado dentro da numerologia e do misticismo, temas que permeiam o universo da diretora e poeta. O endereçamento de quilombo, viés periférico e o debate sobre racismo ambiental são outras características apontadas pelos próprios componentes.
O corpo de atuação é formado pelos atores André Ferreira, Maicon Campos e Victor Azambuja. A produção é de Mano Raul e Neto Soares, com logística de Patrícia Martins. A produção de arte é do artista visual Victor Queiroz, que divide a sonoplastia e pesquisa de som com Mano Raul e Alexandre Matos.
Serviço
Data: 24 de março, às 16h, até 25 de março, às 14h
Local: Zona rural de Cuiabá, em meio ao cerrado mato-grossense
Partida do ônibus: 24/03, às 16h, de frente da (ALMT)
Retorno do ônibus: 25/03, às 14h
Custo: Gratuito (inclui translado, hospedagem e refeições principais)
Haverá venda de produtos de economia criativa, de livre adesão
Período de inscrições: de 10 a 16 de março, através deste formulário on-line
Mais informações: (65) 99635-3486 – Mano Raul
Com informações do Entretê (Leia agora)