O vereador de Cuiabá, Fellipe Corrêa, nesta terça (7) culpou Emanuel Pinheiro como um dos responsáveis pela situação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VL). “Emanuel Pinheiro é um dos culpados pela trágica situação das obras do VLT e agora quer defender sua conclusão”, disse o parlamentar.
O caso do VLT foi tema de matéria do Jornal Nacional na noite de última segunda (6). As obras do VLT foram interrompidas em dezembro de 2014, em meio a escândalos de corrupção que já custaram R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos. O governador Mauro Mendes anunciou em 2020 a substituição do VLT pelo BRT e iniciou dos trilhos na avenida da FEB em Várzea Grande no ano passado.
O vereador defende que a população tenha acesso ao transporte público de qualidade que, além de sua função social de melhoria da qualidade de vida, é mais sustentável. Isso porque, em cidades onde o transporte público funciona bem, é possível implementar medidas que reduzam o número de motos e carros nas ruas. A consequência é economia para as pessoas, com o alto custo e juros para aquisição de automotores, e para o poder público, com obras de mobilidade – além da redução na emissão de poluentes no ar.
Com informações da assessoria