Deputado Faissal cobra ministro Fávaro sobre embargo da China à carne brasileira

Foto: Montagem/Reprodução

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) criticou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), sobre a suspensão das exportações de carne bovina do Brasil para a China. Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de MT, nesta quarta-feira (1),  o parlamentar pediu providências do embargo chinês à carne bovina brasileira e acusou Fávaro de omissão, além de evidenciar o  impacto dessa decisão para a economia do País.

”Estamos fazendo um pedido de providência ao ministro da agricultura, Carlos Fávaro. A  nossa intenção é que resolva o mais rápido possível o embargo chinês à carne aqui de Mato Grosso. Os prejuízos já ultrapassam US$500 milhões”, iniciou.

 Faissal também detonou a presença do ministro em evento do Movimento Sem Terra (MST), no último dia 25 de fevereiro, no Paraná.

”Infelizmente, o ministro ao invés de estar lá na China tentando resolver a situação, fica prestigiando evento do MST”, disparou. ”Esse movimento que invade terra alheia, que causa balbúrdia, anarquia, prejuízo a outros. E o que eu vejo, hoje, aqui no Estado de Mato Grosso, que o produtor rural, pecuarista está desemparado, senador Carlos Fávaro. Então, vamos agir, o que espera de um senador que foi eleito pelo agro mato-grossense, é que tome providências, e que faça o desembargo das nossas carnes. […] As pessoas estão sendo demitidas dos frigoríficos, e nós estamos aqui  nesta Casa de Leis e pedimos providências”, finalizou.

O outro lado

A equipe do Cuiabá Notícias entrou em contato com a  assessoria de Carlos Fávaro que informou que ”todas as providências estão sendo adotadas pelo Mapa e amplamente divulgadas, inclusive elogiadas pela China”. 

E ainda ressaltou que o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, esteve em reunião realizada na semana passada, com o ministro, a fim de prestar todos os esclarecimentos sobre a situação.

O caso

O Ministro da Agricultura e Pecuária do Governo Lula, Carlos Fávaro (Mapa), publicou em seu perfil no Instagram, na última quinta-feira (23), a confirmação do Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como ‘doença da vaca louca’. O caso foi confirmado em um animal macho de 9 anos, em Marabá no estado Pará.

Com isso, ele anunciou  que as exportações para a China estão suspensas temporariamente: ”No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, disse na publicação da rede social.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *