Alertas de desmatamento na Amazônia batem recorde para fevereiro

Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Apesar de ainda não ter acabado, o mês de fevereiro de 2023 já apresenta recorde de alertas de desmatamento na Amazônia para o período na série histórica elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24/2).

O Inpe monitora a vegetação nativa com alertas de área desmatada e atualiza os dados a cada sete dias, sempre em relação à semana anterior. De acordo com os dados disponibilizados até a sexta-feira passada (17/2), o território da Amazônia Legal teve pouco mais de 208km² de área desmatada.

Embora os dados sejam referentes a pouco mais de duas semanas, o número é maior do que toda a série histórica do mês. Em fevereiro de 2022, o antigo recorde, a área desmatada foi de 198,67 km².

O Inpe registra o desmatamento na Amazônia quase em tempo real, por meio de monitoramento de satélite. O equipamento detecta alterações na cobertura florestal de área mínima de 3 hectares.
Nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. No total, a área abrange 772 municípios.
Com informações do site Metrópoles

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *