Candidatos cobram transparência no concurso da Saúde em Cuiabá

A Prefeitura Municipal abriu o concurso para  2.162 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva.

Candidatos que prestaram o último concurso da Secretaria de Saúde da Capital usaram as redes sociais para cobrar a Prefeitura de Cuiabá pela demora do resultado dos aprovados no certame organizado pela banca IBFC. Quarenta mil candidatos se inscreveram no Concurso, que teve o edital publicado em setembro de 2022 e provas realizadas em janeiro deste ano.

Na post do Instagram, publicado no dia da divulgação dos locais de prova, comentários recentes de internautas chamam a atenção ao cobrarem uma posição da Prefeitura sobre o resultado e divulgação de publicações do certame. 

Thiago Will, um dos internautas que comentou na publicação, se candidatou ao cargo de oficial técnico administrativo, e conversou com a equipe do Cuiabá Notícias. O jovem reclamou da condução do certame e a demora para a publicação dos resultados. Ele conta que está desempregado e que já passou tempo o suficiente para as divulgações dos resultados da prova no site da banca.

”A prefeitura e a banca responsável pelo concurso forneceram poucas informações a respeito, apesar da alta quantidade de pessoas que fizeram a prova. O tempo que se passou foi muito, o suficiente pra poder já mostrar os classificados. Estou desempregado no momento, e essa demora me compromete”, afirmou.

A Prefeitura Municipal abriu o concurso para  2.162 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. Os cargos ofertados foram dos níveis médio, técnico e superior. Os cargos são as áreas médica, enfermagem, administrativa, serviço social, psicologia e educação.

O cronograma que consta no anexo IV do certame, mostra somente datas das etapas do concurso que vão desde a divulgação do edital até a realização da prova objetiva, no dia 23 de janeiro. As demais etapas como análise de recursos, resultado preliminar e resultado finais do concurso que não foram divulgadas.

O site Cuiaba Notícias procurou o ex-secretário da Comissão Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal, Dr. Luiz Fernando (Republicanos), que  confirmou as reclamações de inúmeros profissionais,  que participaram do concurso.

‘’Em relação ao concurso público, realmente, ele foi lançado o edital o ano passado, e ocorreu a prova há poucos dias. Mas, tem muita reclamação, tanto de colegas médicos, quanto de enfermeiros, técnicos que participaram. Todas essas questões foram levantadas, em relação aos recursos, cronograma, essa devida transparência”, diz.

Luiz Fernando ainda comentou sobre o novo processo seletivo aberto pela Prefeitura de Cuiabá, que visa contratar médicos para as unidades pertencentes à Secretaria de Saúde, mesmo com o concurso vigente da pasta. Para ele, há desorganização na gestão.

”Está no site da Prefeitura mais um teste seletivo para médicos, ou seja, não dá para entender. A princípio faz dispensa de licitação, chama duas empresas, inclusive, dois ex-secretários adjuntos na gestão passada do prefeito Emanuel. Uma delas, do Milton Corrêa, que não pagou os profissionais. Enfim, uma desorganização muito grande”, aponta.

O outro lado

Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, que informou que as etapas do concurso seguem de acordo com o edital.

Veja a nota:

“O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – contratado para a realização do processo – está cumprindo em prazo legal a análise dos recursos impetrados. O resultado, conforme previsto em Edital, será disponibilizado no site do Instituto, bem como o cronograma com as demais datas do processo”.

Candidatos cobram posição da Prefeitura sobre Concurso Público (Foto: Instagram)

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *