RETROSPECTIVA 2024

Atletas de MT representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e foram premiados pelo Estado

Os esportistas receberam os Prêmios Olímpico e Medalha Olímpica do Governo de MT

publicidade

Mato Grosso esteve presente nas Olimpíadas e Paralímpiadas de Paris, em 2024, com nove atletas nascidos ou em atuação no Estado. Além de promoverem o orgulho e a identidade esportiva mato-grossense, os esportistas foram premiados pelo Governo do Estado com o Prêmio Olímpico, no valor de R$ 43 mil, e com o Prêmio Medalha Olímpica, no valor de R$ 144 mil, no caso de conquista de medalha.

“Foi uma experiência incrível! É uma sensação de gratidão de você saber que não é impossível se você trabalhar e investir no seu sonho. E ter tido o incentivo do Governo do Estado ajudou ainda mais. Foi maravilhoso, outro nível, realmente incrível”, destaca a atleta olímpica Lissandra Campos.

A esportista é natural de Nossa Senhora do Livramento e foi uma das representantes do atletismo brasileiro na prova de salto em distância. Uma das promessas de Mato Grosso no atletismo mundial, Lissandra é bolsista do programa OlimpusMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), na categoria Atleta Internacional. 

“O Bolsa Atleta foi essencial na minha trajetória até as Olimpíadas. É um projeto que tem nos valorizado e dado uma estabilidade para nós, atletas. Com esse auxílio financeiro, sei que posso continuar treinando, competindo e fazendo cada vez com o melhor para alcançar os objetivos”, complementa Lissandra.

Leia Também:  Torcedores cobram Neymar em invasão no Santos, e craque diz: "Estamos tentando mudar"

Os outros oito atletas convocados para os eventos esportivos mundiais foram Arthur Silva, Erika Zoaga, Ana Sátila, Almir Júnior, Ana Vitória, Caroline Santos, Isadora Lopes e Yasmim Soares.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, David Moura, ressalta a importância para os atletas de alcançarem a importante marca de disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e afirmou que a conquista dos esportistas é um orgulho e incentivo para os mato-grossenses.

“Parabéns a todos esses atletas que levaram o nome do nosso Estado aos dois maiores eventos esportivos do mundo. São trajetórias que mostram a força do esporte mato-grossense e inspiram uma nova geração de atletas”, afirma.

Saiba mais sobre os esportistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso:

Arthur Silva

Bolsista do programa OlimpusMT, Arthur foi campeão paralímpico de judô na categoria 90 kg, da classe J1 (atletas cegos). O judoca é líder do ranking mundial, e em Mato grosso, representa o Instituto dos Cegos do Estado (Icemat).

Erika Zoaga

Também bolsista do programa OlimpusMT, Érika conquistou a medalha de prata do judô na categoria 70 kg da classe J1 (atletas cegos), já em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos. A judoca representa a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV).

Leia Também:  Com novos reforços, o meia-atacante Jader e o ponta Carlos Alberto, Dourado sonha com retorno à Série A

Ana Vitória

A meio-campista conseguiu, junto com a Seleção Brasileira de futebol feminino, a medalha de prata nas Olimpíadas 2024. Natural de Rondonópolis, Ana Vitória foi revelada no Academia Futebol Clube e defende, atualmente, o Atlético de Madrid, na Espanha. 

Ana Sátila

A canoísta cresceu em Primavera do Leste, município em que começou a remar ainda na infância. Principal nome da Canoagem Slalom no Brasil, a atleta se tornou símbolo de resistência com inúmeras participações em três provas diferentes da canoagem nas Olimpíadas deste ano.

Almir Júnior

Almir Cunha dos Santos, mais conhecido como Almir Júnior, nasceu em Matupá e cresceu em Peixoto de Azevedo. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o mato-grossense fez história por levar, depois de 16 anos, o Brasil à final da prova de salto triplo.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade