A Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) é uma das instituições beneficiadas com a distribuição da bebida de soja do Programa Agrosolidário, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), atendendo cerca de 250 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.
Celi Minas Novas, presidente da AMFMT, ressaltou como o suplemento tem ajudado a comunidade local que está inserida, no bairro jardim glória, em Várzea Grande, principalmente os idosos e as crianças.
“Nós sabemos a realidade da nossa comunidade. Muitas mães às vezes não têm como comprar comida, adquirir o leite e colocar leite dentro de casa. Vivemos em uma localidade bem carente com pessoas que muitas vezes não tem o que comer”, disse.
Kelly Kethyllen Oliveira Souza, que mora no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande, e tem os 6 filhos assistidos pela Associação, contou que, dentro de casa, todos gostam muito da bebida de soja, que tem ajudado a sustentar a família.
“Eu confesso que adorei a bebida para os meus filhos. É um produto de qualidade que realmente ajuda na nutrição deles. Eles amaram mesmo a bebida e faz a diferença na alimentação deles”, comentou ela.
Kelly mencionou que tem usado o alimento de várias formas. Uma delas, que as crianças mais gostam, é o bolo. “Eles gostando muito quando eu faço bolo com a bebida e realmente comem tudo. Eu fico feliz por isso, porque mostra que realmente o alimento tem ajudado no crescimento deles, e mais ainda, tem sido uma ótima forma de conseguir melhorar a alimentação deles. Tem ajudado muito em colocar comida dentro de casa”, explicou.
Além disso, a Associação tenta sempre valorizar os mais antigos na comunidade, evidenciando aqueles que já colaboraram tanto com a sociedade. “Os idosos tem preferência da bebida de soja, principalmente por muitas vezes não terem dinheiro para comprar nenhum alimento e ela suprir a fome. Eles são nossos mestres e mestras da cultura popular, por isso entregamos para eles, por conta dos benefícios nutricionais, que ajuda muito eles”, contou Celi.
As pessoas que usam a bebida elogiam a bebida, dizendo que é saboroso, nutritiva e deliciosa, principalmente por ter opções de sabores. Empolgada com a parceria, ela se sente feliz por receber o apoio do Agrosolidário.
“Nós sentimos felizes e importantes em saber que uma entidade grandiosa como Aprosoja MT olha pelas pessoas mais desfavorecidas e doa a bebida que é um alimento nutritivo, saboroso e gostoso, e que pode matar fome e ajudar muitas crianças, mestres, idosos da nossa comunidade. O sentimento é de gratidão”, detalhou emocionada por estar há 20 anos na AMFMT, vendo incentivos como esses que valorizam instituições que incentivam a cultura do estado.
Atualmente, Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso oferece oficinas de siriri, rasqueado, lambadão e musicalidade da viola-de-choco, mocho e ganzá para crianças e jovens, cururu, somente com os homens, realizando apresentações, valorizando a cultura mato-grossense.
Especial Agrosolidário 15 Anos
Neste mês, em comemoração aos 15 anos do Agrosolidário, a Aprosoja MT celebra a continuidade de um projeto que tem sido fundamental para muitas instituições de Mato Grosso. Ao longo deste especial, vamos contar as histórias de transformação de diversas comunidades, mostrando como a solidariedade e o apoio mútuo têm impactado vidas, oferecendo dignidade, nutrição e, acima de tudo, esperança para aqueles que mais precisam.