Eleitores e eleitoras de Mato Grosso que ainda não têm a biometria registrada na Justiça Eleitoral já podem requerer a coleta das digitais em qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) em todo o estado. Com a reabertura do cadastro eleitoral, todos os serviços eleitorais voltaram a ficar disponíveis de modo presencial. O TRE-MT também oferece autoatendimento.
Em todo o estado, mais de 360 mil eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, o que corresponde a 14% do eleitorado mato-grossense. A meta da Justiça Eleitoral é que 100% do eleitorado esteja biometrizado até o próximo pleito, em 2026, quando a digital deverá ser condição obrigatória para votar.
Alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados, segunda-via, entre outros serviços podem ser solicitados de forma online ou presencial nos cartórios eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor e no Ganha Tempo do CPA I.
Um detalhe deve ser observado para os eleitores e as eleitoras que ainda não fizeram a coleta biométrica e optarem pelo autoatendimento.
Neste caso, eles até podem solicitar o serviço pelo site normalmente, preencher o formulário e anexar a documentação, mas após finalizar o procedimento, terá um prazo de 30 dias para procurar presencialmente o cartório eleitoral para proceder a coleta biométrica, caso contrário, seu requerimento online não será concluído.
Os cartórios e centrais de atendimento ao eleitor funcionam nos dias úteis, de segunda a sexta-feira das 11h às 18h, sem necessidade de agendamento. Já o horário de atendimento do ganha tempo CPA I é das 08h às 17h.
A identificação biométrica garante que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar. Esse é um procedimento que reforça a segurança do processo eleitoral.
Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta neste link. É possível, também, tirar dúvidas por meio da Ouvidoria Eleitoral, pelo telefone 0800 647 8191, das 7:30 às 13:30.