‘João Campos orgulhosamente se tornou meme’, diz cientista político sobre estratégia do prefeito reeleito

Reeleito com a maior votação da história do Recife, o prefeito João Campos (PSB) é conhecido pela popularidade nas redes sociais. Na internet, o estilo informal do gestor — que conquistou a vitória no 1º turno com 78,11% dos votos válidos  é um dos componentes da vitória recorde que ele obteve nas eleições de 2024.

O político tem 2,6 milhões de seguidores no Instagram, montante que supera em mais de 1 milhão o número de habitantes do Recife, de 1,48 milhão, e o torna um dos prefeitos com mais seguidores na rede social em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, prefeitos das duas cidades mais populosas do país juntos não chegam a essa marca. Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, tem 1 milhão de seguidores, e Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, tem 729 mil.

Entre as autoridades com mandato, Campos fica atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem mais de 13 milhões de seguidores, e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 4,8 milhões. O prefeito supera a quantidade de seguidores da governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), que tem 1 milhão de pessoas em seu perfil no Instagram.

Para o doutor em ciência política e professor substituto da UFPE, Jorge Gomes, o prefeito soube usar as redes a seu favor:

“A grande estratégia de marketing dele foi investir pesadamente em redes sociais, inclusive, se valendo do fator meme. Então, ele orgulhosamente se tornou meme. Você vê nos bottons dele, no material de campanha, ele abraçando esse meme, abraçando essa coisa de mimetizar, de virar algo engraçado. Então, o grande diferencial dele foi saber usar bem as redes sociais. Ele tem feito isso com sabedoria”, disse.

Para o cientista político, João Campos conseguiu bastante visibilidade ao apostar em políticas públicas com apelo diante da população.

“Ele apostou em políticas públicas que são muito observáveis, muito chamativas, que passam a impressão para a população de um prefeito que trabalha, que cuida da cidade. E, com isso, ele acabou gerando uma boa avaliação”, afirmou.

Jorge Gomes afirma ainda que o gestor conseguiu dar continuidade a projetos que já estavam em andamento. “O fato é que ele é um prefeito que pegou um corpo técnico administrativo de prefeituras anteriores. Então, ele continuou um trabalho que já estava sendo feito”, completou.

O prefeito que viraliza

Antes mesmo da campanha pela reeleição, João Campos já chamava atenção de moradores de outras cidades, e até de outros estados, recebendo a alcunha de “meu prefeito”, que acabou se tornando lema oficial da corrida eleitoral de 2024.

“Meu prefeito já almoçou hoje?” é uma frase fácil de ser lida em várias postagens nas redes sociais do político. Em alguns momentos, o gestor conseguiu o que, na internet, se conceitua como “viralizar”. Em julho, João Campos teve grande repercussão nas redes sociais ao se molhar na fonte do novo Parque da Tamarineira, na zona norte da cidade, durante inauguração do equipamento.

Em fevereiro, no carnaval, João Campos chamou atenção da mídia nacional ao “nevar” o cabelo, como é popularmente conhecida a prática de descolorir as mechas, especialmente no período da folia.

As brincadeiras do prefeito foram parar no material de campanha. Foram produzidos “santinhos colecionáveis”, em versões tradicional e cromada. Entre as imagens escolhidas, o prefeito almoçando, jogando futebol e até tocando saxofone.

Nas ruas do Recife, não era difícil encontrar quem usasse o material. O entregador Alberto Santos, de 46 anos, tinha os adesivos cromados colados no baú de sua motocicleta. “Eu consegui esses adesivos numa cartela com vários”, explicou.

Quando perguntado porque pegou o material, o trabalhador disse que acha o prefeito “um cara gente boa”. “Eu peguei os adesivos porque gosto dele (João Campos). É o meu prefeito”.

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