Começou nesta sexta-feira (4) a instalação física dos equipamentos que serão utilizados no domingo (06) das Eleições 2024. Todo o monitoramento das mais de sete mil câmeras do Programa Vigia Mais, sistema de ocorrências eleitorais, monitoramento de satélite, ferramentas de gestão, entre outros recursos, estarão disponíveis na sede da Justiça Eleitoral. O juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, coordenador do GGI, Aristeu Dias Batista Vilella, acompanhou o início da montagem do gabinete.
“Temos pela frente a maior operação logística e de segurança deste estado, e não podemos falhar. Tivemos sete reuniões para organizar esta eleição, várias frentes de trabalho montadas, e agora chegou a hora de colocar todos os planos em prática. Este gabinete terá a missão de garantir que cada voto seja contabilizado de maneira justa e segura”, comentou o magistrado.
Ele acompanhou a instalação da Plataforma de Observação Elevada (Poe), caminhão com tecnologia embarcada, que já está operando no Tribunal Regional Eleitoral. O veículo é formado com equipamentos de informática e radiocomunicação, além de câmeras videomonitoramento com giro de 360° e visão noturna com capacidade térmica, que serve para capturar imagens que emitem calor por meio de obstáculos ou ambientes escuros. Toda circulação no entorno do TRE já tem sido gravada.
O GGI é composto por membros do TRE-MT, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Polícia Militar (PM-MT); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Várzea Grande; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE); Águas Cuiabá; OI Telecomunicações; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Energisa; 3Corp Technology; e Correios.
“No domingo, estarmos todos de prontidão na sede do TRE garante um bom tempo de resposta para eventuais ocorrências. Esta foi a determinação da Presidente do TRE, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que todos os envolvidos pensem em soluções integradas, que os planos de cada parceiro sejam de conhecimento da outra equipe, garantindo mais agilidade no processo”, reforçou o magistrado.
Neste ano de 2024, serão 5.095 pessoas das forças de segurança atuando nas Eleições.