O Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza Urbana (Sindilimp-MT) pode deflagrar nova paralisação no serviço de coleta de lixo em Cuiabá e Várzea Grande nesta segunda-feira (23). A informação é da empresa responsável pela coleta nas cidades, Locar Saneamento Ambiental.
Em julho, o sindicato chegou a deflagrar greve que durou três dias, quando decidiram acolher decisão de Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou o retorno dos trabalhos.
De acordo com a empresa, neste sábado (21) já foram registrados atrasos no serviço devido à nova movimentação da categoria. No entanto, o serviço foi normalizado e seguiu as rotas normas. Neste domingo, a empresa agendou a realização de mutirão para atender alguns bairros.
Sobre a possibilidade de nova paralisação, a Locar repudiou o movimento sob a alegação de que já solicitou mediação com o Ministério Público para assinar o dissídio coletivo dos trabalhadores e que está cumprindo com o pagamento de salários e recolhimentos sem atraso. A empresa citou ainda a própria decisão do TRT que considerou a movimentação de julho ilegal.
Na ocasião, os trabalhadores pediam aumento salarial de 19,4% (R$ 1.423 para R$ 1.700) e benefícios. Além disso, eles reclamam da estrutura de trabalho.