Queimadas já consumiram mais de 9 mil hectares do Parque Nacional de Chapada Dos Guimarães

Um levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra que cerca e 9.500 hectares no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, (a 65 km de Cuiabá) já foram devastada pelo fogo. Os atrativos turísticos do parque foram fechados no inicio de agosto quando os primeiros focos de queimadas se alastraram pelo local.

Nesta segunda-feira (16), os brigadistas se concentraram nas áreas da Fazenda Chafariz, Córrego Porteira e Rio Claro, fazendo a linha de frente no combate as chamas.

Conforme o ICMBio, entre domingo e segunda, cerca de 35 brigadistas estiveram atuando no trabalho de contenção das chamas. Além do combate direto, brigadistas também realizaram atividades de monitoramento e prevenção de incêndios, com a construção de linhas de defesa em pontos estratégicos.

O ICMBio reforçou que com o aumento dos focos de calor e risco iminente de novos incêndios, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fechou todos os seus atrativos.

Nesta época de estiagem a vazão do rio Coxipózinho fica reduzida, mas não seca totalmente, voltando a aumentar com a chegada das chuvas. O principal cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva, é formada por este rio.

As principais cabeceiras do rio Coxipó estão protegidas dentro do parque nacional da Chapada dos Guimarães. Este rio é importante manancial para a capital, Cuiabá, sendo responsável pelo abastecimento de água para pelo menos 40% da população.

ICMBio informou ainda que  já iniciou os processos de investigação da causa dos incêndios.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *