O plantio da soja 2024/25 está liberado desde o dia 7 de setembro em Mato Grosso. Contudo, diante do clima seco e ausência das chuvas, os produtores seguem cautelosos em colocar as máquinas em campo.
O estado deve semear nesta temporada 12,6 milhões de hectares com soja, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A extensão supera em 1,47% a área plantada na safra 2023/24.
Em entrevista ao programa Mercado & Compahia, do Canal Rural, nesta terça-feira (17), o superintendente do Instituto, Cleiton Gauer, frisou que observando o histórico do estado, os produtores já estariam plantando a soja. Porém, como as chuvas ainda não ocorreram a cautela prevaleceu.
A questão também é observada nas áreas de irrigação, devido aos baixos volumes de água nos reservatórios.
Ainda segundo Gauer, as previsões meteorológicas apontam baixos volumes de chuvas em Mato Grosso na segunda quinzena de setembro, vindo a se “normalizar” na segunda quinzena de outubro, o que traz certa preocupação em torno do estabelecimento da janela da segunda safra tanto de algodão quanto de milho.
“Então, esse momento é um sinal de alerta. É um cuidado. Os produtores têm essa preocupação do desenho das chuvas, principalmente nesse começo de outubro, que é onde começamos a ver os produtores a intensificarem o plantio”.
(Canal Rural MT)