O grupo de samba Sasminina, formado por mulheres mato-grossenses, irá gravar, neste domingo (18), o primeiro clipe session, contendo uma canção autoral delas e um pout-pourri com cinco músicas eternizadas por grandes vozes femininas brasileiras. Será a partir das 15h, no Mirante Alto do Céu, em Chapada dos Guimarães, e pretende registrar a beleza do pôr-do-sol chapadense e a riqueza do Cerrado em uma noite de lua cheia.
Sasminina é formado por Mariana Borealis (voz), Karola Nunes (voz e violão), Ju Grisólia (voz e percussão), Jake Xavier (voz e pandeiro), Fabi Rodrigues (cavaco) e Mônica Campos (surdo). A primeira etapa do projeto foi a gravação das canções em estúdio, com direção musical de Joelson Conceição, e agora é o momento de captar as imagens num dos pontos turísticos mais belos de Mato Grosso.
Mariana Borealis, produtora da gravação do clipe session, destacou que são objetivos do projeto “fortalecer o turismo e protagonizar a reflexão de sermos parte do Cerrado, trazendo a alegria e a poesia do samba raiz, produzido e empoderado por mulheres”.
O projeto “Samba e amor no coração da América do Sul” foi contemplado pelo edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), e conta com apoio do Mirante Alto do Céu, da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, da Assembleia Social, da Princess Jóias, da Cachaça Geodésica, da Quaternarius Consultoria Geológica e Ambiental e do Bora lá Bar. “Pensamos nesse nome para o projeto com a intenção de dizer que, apesar de estarmos longe dos grandes centros, estamos também no centro geodésico da América do Sul. Mato Grosso irradia essa energia e temos muito orgulho de construir essa história de arte, cultura e muito samba em nosso Estado”, ressalta Mariana.
O espaço de circulação do Mirante Alto do Céu é limitado e os ingressos antecipados já se encerraram, mas é possível comprar diretamente na portaria, na hora, por R$ 30,00.
A plateia do show de gravação do Clipe Session também será filmada, colocando-se portanto, como coadjuvante das cenas. Assim, a produção repassa algumas orientações: não levar bebidas, nem copo térmico (o Mirante Alto do céu oferece toda estrutura de bar); prevenir-se com óculos escuros e protetor solar para o dia; casaquinho e repelente para a noite; e muita atenção ao meio ambiente, cuidando do próprio lixo e evitando cigarros próximo ao cerrado, em razão do risco de incêndio.
Mais informações, com a Jake Xavier, pelo telefone (65) 98464-1190.
SOBRE O CLIPE SESSION
A primeira parte da gravação será o pout-pourri de homenagem a sambas e sambistas eternas. “Selecionamos, com muito carinho, cinco canções de sambistas brasileiras que nos inspiram – Alcione, Beth Carvalho, dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Elza Soares”.
Em seguida, será a vez do primeiro single de Sasminina: Samba de Mandingueira, composto por Karola Nunes e Ju Grisólia.
O GRUPO SASMININA
Sasminina é um encontro de mulheres mato-grossenses profissionais da música, que emana a força do samba feminino. Desde novembro de 2021, as artistas, cada qual com sua trajetória profissional, somam sua musicalidade e vêm conquistando espaço em Cuiabá e em Mato Grosso. Ainda conforme Mariana Borealis, trata-se de um “empoderamento de mulheres […] para fazer uma roda de samba e fortalecer este ritmo no Estado”.
A escolha musical das integrantes é pelo samba raiz, “pela cultura e pela ancestralidade que ele traz”, contextualiza Mariana. Ela destaque que tal gênero musical “não só traz alegria, festividade, mas também fala das dores, dos amores, da história, da culinária do povo preto”, registrando que a maioria de Sasminina é composto por mulheres negras.
Vale destacar também que o nome do grupo de samba feminino carrega a regionalidade mato-grossense, já que faz referência ao linguajar cuiabano ao se referir a “meninas”.
Serviço
Gravação do Clipe Session do grupo de samba Sasminina
Data: Domingo (18), a partir das 15h
Local: Mirante Alto do Céu, em Chapada dos Guimarães
Ingressos: somente na portaria, por R$ 30,00
Informações: (65) 98464-1190 (Jake Xavier)