Calor, altas temperaturas e baixa umidade do ar marcam o fim de semana em Cuiabá e parte de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alertas para Mato Grosso, de nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em até 5º acima da média. O alerta tem início nesta sexta-feira (16) e vai até a próxima segunda-feira (19).
O Inmet também emitiu alertas de perigo para baixa umidade nesta sexta-feira, válido das 11h às 19h desta sexta. Conforme o órgão, ao longo do dia, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. O ideal para a saúde é entre 50% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta quinta-feira (15), a capital mato-grossense registrou 41°C, e estabeleceu um novo recorde de calor para 2024. Segundo Inmet, as três temperaturas mais altas do Brasil foram registradas em Mato Grosso, sendo Cuiabá em primeiro, seguido de Diamantino alcançando 39,5°C e Rosário Oeste, com 39,1°C.
A previsão é que nos próximos dias uma nova onda de calor chegue a Mato Grosso, podendo elevar as temperaturas em até 43°C.
Nesta sexta, com a elevação da temperatura, os termômetros podem chegar a 40º C durante a tarde na Capital. A mínima será 25°C. Haverá poucas nuvens e a umidade relativa do ar chega a 10%.
No sábado (17), o ar quente e seco predomina e deixa o céu encoberto por névoa seca. As temperaturas variam entre mínima 25°C e máxima de 40°C. A umidade do ar varia entre 40% e 15%.
Domingo também terá temperatura mínima de 25º C e a máxima cai um pouco, ficando em 39º C. Haverá poucas nuvens, por vezes, com névoa seca. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 15%.
ALERTAS
O aviso emitido pelo Inmet para onda de calor atingirá os municípios da região centro-sul (baixada cuiabana), médio-norte e oeste de Mato Grosso. A temperatura se elevará em até 5º C acima da média podendo atingir 40º C. O aviso é válido até segunda-feira (19).
Outro alerta vermelho, de grande perigo para baixa umidade, podendo atingir percentual mínimo de 12%, abrange os municípios da região centro-sul e sudeste. O aviso para baixa umidade é válido para todo o fim de semana.