A Polícia Civil divulgou na manhã desta sexta-feira (16), imagens da decolagem do avião modelo King Air, de prefixo PS-AAS, que caiu em Apiacás (a 1.010 km de Cuiabá), na quinta-feira (15), deixando cinco mortos. As vítimas que estavam a bordo da aeronave foram identificadas como, Arni Alberto Spiering, dono da aeronave, os jovens Arni Alberto Spiering Benez e João Spiering, netos do empresário, o gerente comercial Ademar de Oliveira e o piloto Helder de Souza.
A polícia informou ainda que continua os trabalhos de resgate das vítimas do acidente. As autoridades policiais também aguardam a chegada de uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Seripa, para dar início às investigações sobre o que levou à queda.
A aeronave pertencia ao senhor Arni, e caiu cerca de 50 minutos depois de decolar de uma pousada do município as margens do rio Teles Pires, em uma área de mata de difícil acesso. Com a queda, o avião explodiu e os corpos das vítimas foram carbonizados.
Em diligências na pousada de onde a aeronave decolou na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará, a equipe da Delegacia de Apiacás confirmou que o grupo de cinco pessoas estava hospedado no local.
Nas imagens da decolagem divulgadas nesta sexta, é possível ver o momento em que o avião deixa o pesqueiro Amazonia Fishing Lounge. Cerca de 7 km depois, o avião caiu, em uma fazenda a cerca de 60 km do perímetro urbano de Apiacás.
Conforme a delegada de Apiacás, Paula Meira Barbosa, as equipes policiais, da Politec-MT e do Corpo de Bombeiros trabalharam durante toda a noite e seguiram com as atividades na madrugada desta sexta-feira para resgatar as vítimas.
“Infelizmente não foi possível nenhuma identificação ainda. Agora, a perícia vai trabalhar para tentar identificar as vítimas por meio de DNA. Devido aos fragmentos que foram encontrados, não foi possível confirmar a identidade de nenhum dos ocupantes, nem a posição em que os corpos estavam, devido à incineração”, pontuou a delegada.
Repercussão
Arni Alberto Spiering (pai), foi ex-presidente do União Esporte Clube, time de futebol de Rondonópolis, que também emitiu nota de pesar.
“Nos solidarizamos com a família e amigos por tamanha perca. Que neste momento de dor, Deus conforte os corações e contem com nosso amor, apoio e solidariedade”.
O prefeito de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), José Carlos do Patio, prestou solidariedade às famílias das vítimas.
“É com muita tristeza que manifesto meu profundo pesar pelo trágico acidente […]. Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos neste momento de imensa dor. Minhas mais sinceras condolências”, escreveu Patio.