A Tenente-coronel da PM Vânia Rosa (Novo) deve ser indicada como vice-prefeita na chapa do deputado federal Abílio Brunini (PL) para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro. A convenção municipal do PL acontece nesta segunda-feira (5) em Cuiabá, onde deve ocorrer a oficialização de Vânia como vice.
O Novo chegou a lançá-la como vice na chapa do empresário Reginaldo Teixeira (Novo), no entanto, após articulações, a sigla recuou e aceitou apoiar Abílio com a proposta de indicar a vice na chapa do deputado federal.
Segundo os bastidores, a escolha por Vânia foi uma das exigências do ex-presidente Jair Bolsonaro ao PL nacional para fortalecer o discurso de priorização da segurança pública como uma bandeira para 2026. A sigla tem focado em lançar candidaturas nas capitais ligadas ao militarismo.
Vânia chegou a disputar as eleições de 2022 para deputada estadual. Obteve 1.322 votos. A militar também já participou da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso(ASSOF-MT) e atualmente atua no 1º Comando Regional da PM de Cuiabá e coordena a Patrulha Maria da Penha
A convenção municipal do PL ocorre nesta segunda-feira, a previsão é que o ex-presidente Jair Bolsonaro participe por meio de uma chamada de vídeo, como vem fazendo em vários municípios.