O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o título de cidadão mato-grossense durante a cerimônia de entrega de mais de mil casas habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, no Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande nesta quarta-feira (31). A honraria foi entregue pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Durante o discurso Barranco citou a mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Mello, conhecida popularmente como Dona Lindu, e disse que o ato demonstra afeto e gratidão da população mato-grossense com o presidente.
“A única maneira que nós temos de agradecer é condecorando o presidente Lula. Esse título também é força do que a Dona Lindu sempre lhe ensinou. Ela sempre aconselhava o presidente. Em 2017, no meu primeiro mandato, apresentei o projeto de resolução para reconhecê-lo como cidadão mato-grossense. Foram oito anos de muita luta”, declarou o deputado.
De acordo com a Assembleia, em abril de 2017, a ALMT aprovou o título de cidadão mato-grossense ao presidente Lula, no entanto, a informação não foi publicada naquela época, no Diário Oficial, devido às investigações da Operação Lava Jato — que apurava crime de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil — que Lula foi alvo.
A ALMT informou que, depois dos processos serem anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a honraria foi publicada oficialmente em agosto de 2023.