O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve chegar ao Aeroporto Internacional Marechal por volta das 14h desta quarta-feira (31). A Secretaria de Relações Institucionais informou na manhã desta terça-feira (30), que a agenda oficial do presidente sofreu alterações nos horários dos eventos de entrega de obras e residencial.
Conforme nota, às 14h15 o presidente participa da cerimônia de entrega das obras de ampliação e modernização dos Aeroportos, Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, na avenida Governador João Ponce de Arruda.
Seguindo a agenda, às 15h45, Lula participa da cerimônia de entrega de 1.000 Unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas l e II, às margens da rodovia Mário Andreazza.
Lula deve vir acompanhado dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroporto), Jader Barbalho Filho (Cidades) e Carlos Fávaro (Agricultura). Há possibilidade de que Marina Silva (Meio Ambiente), que estará em pauta em Corumbá, também desembarque em Mato Grosso, onde Lula também deve cumprir agenda pela manhã.
Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o presidente fará um sobrevoo sobre as áreas atingidas pelo fogo e visita às instalações da base local do Ibama/Prevfogo, para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios florestais no Pantanal; além disso, Lula irá sancionar o Projeto de Lei n° 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, na Brigada Pronto Emprego Pantanal, Parque Marina Gatass, Corumbá.
Devido ao período pré-eleitoral os eventos oficiais do presidente não poderão ter a participação de pré-candidatos e candidatos, como o prefeito Kalil Baracat (MDB), que pretende disputar a reeleição.
O deputado Lúdio Cabral (PT), pré-candidato em Cuiabá, aguarda um espaço entre as agendas do presidente para um encontro registrado.
Membros do PT em Mato Grosso também organizam a mobilização de apoiadores para recepcionar Lula em VG. Há a possibilidade de que um grupo esteja na frente do aeroporto para acenar e buscar um contato mais próximo com Lula.
Políticos mato-grossenses também devem prestigiar as agendas do presidente na região metropolitana de Cuiabá. O governador Mauro Mendes (União) já confirmou que estará ao lado de Lula, assim como o senador Wellington Fagundes (PL).
Outros membros da bancada federal, como os senadores Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD), e o deputado federal Emanuelzinho (MDB) – vice-líder do Governo -, também são esperados.