Ventilado para ocupar a primeira-secretaria na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Dr. João (MDB), acredita que seu nome será oficializado como primeiro-secretário nesta sexta-feira (26). A eleição da Mesa ocorre no dia 7 de agosto, com o dia 5 sendo o prazo final para a homologação das chapas. A nova Mesa Diretora da Assembleia – que comandará o biênio 2025/2026.
Dr. João seria um nome de consenso após a desistência da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que abriu mão da disputa pelo cargo com quem vinha travando com o colega Beto Dois a Um (UB).
A primeira-secretaria é uma função bastante disputada, pois administra o orçamento da Casa de Leis – superior a R$ 800 milhões – e confere projeção política a quem a ocupa.
“Meu nome está sendo construído e evoluindo bem. A evolução está boa, sendo bem aceita pelos colegas. Acredito que dará certo. Eu não tinha colocado meu nome, não tive iniciativa, partiu deles [colegas] pelo consenso e por ter uma relação muito boa dentro da Casa”, afirmou o deputado à imprensa.
“Temos que fazer tudo para o Governo e a Assembleia andarem próximos, tem que ser uma coisa bem boa e interessante. O governador [Mauro Mendes] tem feito um trabalho maravilhoso. Então temos que somar”, acrescentou.
O deputado Max Russi (PSB) será o presidente na chapa. Janaina foi a primeira a oficializar sua intenção de disputar a primeira-secretaria, no entanto desistiu do cargo nesta quinta-feira (25), após uma reunião com aliados.
“A Janaina recuou e surgiu meu nome que está sendo construído. Também acho que o Beto [teria recuado]. Cheguei de viagem ontem, não tive tempo de conversar com a Janaína. Hoje me sentarei com ela. Aconteceu tudo muito rápido”, disse.
O deputado completou que nesta sexta-feira (26) haverá uma reunião na Assembleia para os deputados “baterem o martelo” sobre a composição da chapa para a eleição da Mesa Diretora.