O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que a Câmara de Vereadores cometeu uma “irresponsabilidade sem igual” ao aprovar um empréstimo de R$ 139 milhões para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O empréstimo foi aprovado na tarde de terça-feira (16), por 16 votos favoráveis e 4 contrários. De acordo com o prefeito, autor da solicitação, o recurso será destinado à obra do Contorno Leste e Mercado do Porto, além da pavimentação de ruas e instalação de placas solares.
Diego, ainda, disse que os vereadores foram favoráveis ao desvio de verba pública e citou a dificuldade financeira da Prefeitura de Cuiabá.
“De uma irresponsabilidade sem igual. A Câmara, mais uma vez, deixa de prestar um serviço que é o de fiscalizar a boa aplicação de dinheiro público. De empenhado e não pago, Emanuel soma mais de R$ 400 milhões, fora a dívida adquirida por contratos assinados que ainda não foram empenhados”, criticou.
“Uma prefeitura que tem dificuldade financeira, um prefeito que não administra bem e tem operações policiais contra a gestão… A Câmara deixa de agir como deveria e, de maneira irresponsável, vota por mais dinheiro no bolso do Emanuel”, disse.
O deputado elogiou a vereadora e colega de partido Maysa Leão por votar contra o empréstimo. Ele destacou que ela seguiu o posicionamento político do partido.
Diego também disse temer que o dinheiro do empréstimo seja usado improdutivamente.
“O republicano é oposição a Emanuel Pinheiro. Logicamente cada vereador tem o seu voto, mas há uma orientação partidária de oposição a Emanuel. O Republicanos votou acertadamente contra, mas infelizmente a maioria dos vereadores mostra que parte do legislativo ainda dá uma sustentação para o Emanuel continuar fazendo o que quer”, afirmou.
“Diante de tantos escândalos, acreditamos [que o empréstimo] seja para tampar o rombo. Não sabemos se será bem aplicado. O que se espera da gestão Emanuel Pinheiro é que ela termine logo e passe a chave da prefeitura para o novo prefeito”, completou.