O deputado estadual, Diego Guimarães (Republicanos) voltou a reforçar sua intenção em disputar a Prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro. Em entrevista ao Cuiabá Notícias, o parlamentar apontou que a antecipação das eleições, se referindo a disputa interna dentro o União Brasil, entre o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia, pela pré-candidatura ao Alencastro, deixou a população saturada. Ele defende que um nome novo na disputa daria novos rumos às eleições.
“Antecipou-se muito o processo eleitoral, em Cuiabá, os partidos forçaram muito isso começando pelo próprio União Brasil na disputa entre Botelho e Fábio Garcia, isso foi ruim, desgastou o processo eleitoral, o partido, houve um racha dentro do União Brasil, desgaste dos pré-candidatos. Porque querendo ou não iniciou-se um processo eleitoral, que já é cansativo em todos os aspectos. Abilio também que está constantemente em pré-campanha. Acaba que há uma precipitação muito grande. Por isso acredito até que a colocação de um nome novo, que não estava nessa polarização que Cuiabá se tornou seria muito interessante e nosso perfil acredito que agradaria muito o eleitor cuiabano”, destaca.
“Essa antecipação precoce é muito ruim, hoje com a velocidade da informação do veículo de comunicação que a população tem acesso com redes sociais a campanha hoje como acontece 45 dias é tempo mais do que suficiente para você apresentar bem um candidato a população a tomar essa decisão de forma consciente então toda a precipitação num processo eleitoral”, completa.
Diego já deixou claro para a legenda que seu nome está à disposição para entrar na disputa. Apesar de rolar nos bastidores que a sigla está dividida em alas que defendem uma candidatura própria e outras que preferem manter apoio afiançado ao Eduardo Botelho.
“O Republicano tem uma característica única, que é dar autonomia ao Diretório Municipal de decidir quanto às questões locais. E o presidente nacional [deputado federal Marcos Pereira], que foi muito firme nesse sentido. Falou ‘Diego converse, dialogue da minha parte não tem problema nenhum’, mas quem decide é a municipal. Então a gente tem que conversar com os pré-candidatos a vereadores, com a municipal do partido dentro dessa composição que acredita que é melhor para sigla e para Cuiabá querer ter um candidato a prefeito na nossa capital. E eu vou aguardar democraticamente também essa decisão que aconteceu em convenção”, destaca Diego
Ao assumir a candidatura de Diego, o Republicanos passa a disputar espaço com o União Brasil na Capital, distanciando-se do grupo do governador Mauro Mendes (UB). Diego afirma que pleitear a Prefeitura de Cuiabá é um passo necessário para fortalecer a base da sigla para as eleições de 2026. Já que a sigla tem como um nomes à disputa pelo Paiaguás, vice-governador Otaviano Pivetta.
“Há uma ala do partido que quer compor o Eduardo Botelho, isso é natural, público e notório. Há uma parte do partido que sim, quer uma candidatura própria por entender que é a nossa representatividade partidária e também é também o perfil do Diego Guimarães agradaria a maior parte da população no entendimento desses pré-candidatos. Então estamos na expectativa, conversando bastante sempre de maneira muito respeitosa para o presidente da municipal, o vereador Eduardo Magalhães, e aguardando uma posição da municipal”, pontuou o parlamentar.
Questionado sobre a racha dentro Republicanos, Diego acredita que não haverá, segundo ele a decisão será de forma democrática.
“Aqueles que querem o Diego, se eventualmente o partido fechar com o Botelho, irão respeitar. Aqueles que querem Botelho que eventualmente forem votos vencidos numa decisão partidária vão respeitar também”, frisa.
“Tenho bons projetos de lei aprovados na Casa, trabalho sol-a-sol para buscar recursos e levar para os municípios. Atendo a população todos os dias, até brinco e falo, eu acho que é difícil achar no Mato Grosso alguém que tenha tanta disponibilidade e vontade de trabalhar como a gente tem feito, então eu procuro entregar o mandato. E se for da vontade de Deus e do nosso partido, posteriormente a gente vai discutir essa questão eleitoral de Cuiabá”, finaliza.
Diego disse que mesmo diante do impasse do Republicanos, vem trabalhando no plano de governo para a Capital, caso entre na disputa.
“Poucos conhecem Cuiabá como eu, a gente um RX da saúde, conhece bem a questão da malha viária da cidade, temos boas ideias, fomento para industrialização, pensar no distrito industrial melhor, o município precisa de um setor industrial com a ferrovia chegando em breve na nossa Capital tem que estar preparada. Tenho noção de que a prefeitura precisa ampliar a vaga de creches, pré-escola, políticas públicas voltadas para a mulher e para criança”, cita
“Eu converso muito com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a Abrasel que é ao senhor muito forte na prestação do serviço nesse ramo de alimentação fora do lar, então dentre essas, a gente tem várias propostas, várias ideias que no momento certo a gente vai ter oportunidade de apresentar população”, acrescenta.