Bombeiros seguem no combate a dois incêndios no Pantanal; fogo avança no Porto Conceição

O foco de incêndio avançou o incêndio em Porto Conceição, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), divulgadas na noite desta segunda-feira (24). Devido às rajadas de vento, o fogo chegou até a outra margem do rio. Os oficiais seguem no combate direto ao fogo, embora a região seja de difícil acesso. Os focos de incêndio já duram seis dias na região. 

Já em Poconé (a 104 km de Cuiabá), na Fazenda Cambarazinho, incêndio está confinado na área de aceiros construída pelos bombeiros. Os militares seguem no monitoramento e trabalho de rescaldo, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira. 

Ao todo, no combate às duas queimadas, estão sendo empregados 34 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.

CAMBARAZINHO

Em Poconé, o incêndio está confinado na área de aceiros construída pelos bombeiros. Os militares seguem no monitoramento e trabalho de rescaldo, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira.

Para o combate ao incêndio na Fazenda, os militares contam com um helicóptero, para apoio logístico, e um avião, para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.

PORTO CONCEIÇÃO 

Já em Porto Conceição, em Cáceres, devido a uma rajada de vento forte, nesta segunda-feira, o incêndio avançou para a outra margem do rio. O Corpo de Bombeiros segue no combate ao fogo, nos pontos em que é possível chegar.

Os militares contam com apoio de embarcações para chegarem aos pontos de incêndio e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para o combate.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado via satélite, para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

INCÊNDIOS EXTINTOS

O Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).

FOCOS DE CALOR

Em Mato Grosso, são 74 focos de calor registrados nesta segunda-feira, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 36 focos se concentram na Amazônia, 28 no Pantanal e 17 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *