FRANCISNEY LIBERATO
A busca incansável pelo conhecimento e estudo aperfeiçoa e atualiza o ser humano.
O líder é um ser humano que não tem poderes de um super-homem, porém tem que desenvolver diversas atividades e deve ter muitas qualidades para desempenhar a sua função.
O chefe é aquela pessoa que manda, portanto, não serve no nosso parâmetro de como é ser um líder. O líder é muito mais do que isso. Já passou o tempo do amadorismo, ou seja, quando muitas pessoas ocupam cargos sem atributos indispensáveis de liderança; se você ainda conhece empresas que trabalham dessa forma, espere que logo o fracasso chegará.
A figura de um líder é como se fosse um “porto seguro”, é a pessoa em quem os subalternos encontram soluções para bem desempenhar suas funções.
Para isso, o líder deve estudar de forma contínua e permanente. Ele deve fazer cursos, pós-graduação, ser uma pessoa curiosa e que busca aprender novas metodologias, tecnologias e técnicas para aprimorar os trabalhos da equipe e da empresa.
O líder deve assistir a palestras, participar de eventos, fazer network, trocar ideias, fazer benchmarking, visando ao próprio desenvolvimento como também dos seus liderados. O conhecimento e estudo devem ser constantes, permanentes e atualizados.
Ele é um indivíduo incansável na busca pelo sucesso da sua equipe e, para isso, deve se qualificar, se aperfeiçoar, estudar bastante e trazer novas soluções e uma visão larga do cenário empresarial.
Há também o estudo e conhecimento da estrutura e equipes internas. O líder deve conhecer bem os seus pontos fortes e fracos. Mas ele deverá conhecer, entender e compreender cada um dos seus colaboradores, para aproveitar todo o seu conhecimento e desenvolver o potencial de cada um.
Conhecer cada membro da equipe é fundamental para o sucesso da entidade.
Em determinados momentos, o líder, com todo esse arsenal de estudo e conhecimento, proporcionará maior flexibilidade e resultado na atuação do seu desempenho e de sua equipe, a depender de cada situação tratada.
As coisas, os cenários, as oportunidades, o conhecimento mudam constantemente, sendo assim, é possível que o líder seja flexível, com base na sua avaliação ponderada e profunda, e mude o pensamento e a forma de execução dos trabalhos.
Enfim, que você como líder possa estudar bastante e se atualizar constantemente, a fim de trazer condições de trabalho melhores para a empresa. Conheça a si mesmo, porém dedique tempo ao estudo, conheça cada membro da equipe, e se for necessário e possível, seja sempre flexível.
FRANCISNEY LIBERATO é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias