Empreendedores fazem sucesso com comida libanesa a R$ 6 em Cuiabá

Comida libanesa por R$ 6? Sim a Rach Snack é um sucesso em Cuiabá e oferece babaganuche, Baklava, quibe cru, coalhada e uma variedade de sabores de esfiha aberta ou fechada, tudo a valor único de R$ 6. De família libanesa, Renato Neder, de 43 anos, é professor de administração na Universidade Federal de Mato Grosso, tornou-se um grande empreendedor em Cuiabá e faz sucessos com quitutes libaneses e cuiabanos. Junto a sua sócia, uma ex-aluna do curso de administração, Aline Gobeti, abriram o restaurante Rach Snacks, no bairro Boa Esperança, há um ano.

O Cuiabá Notícias conversou com os sócios empreendedores, que contaram sobre o sucesso da comida libanesa em Cuiabá e planos de expansão para o futuro. 

“Meu bisavô é libanês minha família sempre fez comida árabe. Eu sou especialista em processo e projetos, então montei o restaurante junto com uma ex-aluna do curso de administração e, é ela quem administra o negócio. A gente queria que as pessoas pudessem experimentar  a comida árabe, que não é muito comum, tem pessoas que não tem acesso a esse tipo comida, e pensamos em algo com preço fixo e acessível onde atendesse todas as pessoas, e eles pudessem experimentar um babaganuche, Baklava caseira, quibe cru, coalhada”, conta Renato.

“Queríamos algo diferente em Cuiabá, que as pessoas pudessem se servir com algo preparado na hora,  artesanal e saboroso, e que tem pouco Cuiabá. E deu muito certo, o movimento da loja é muito bom. Abrimos agora a segunda loja no bairro Quilombo e estamos pensando nos próximos passos”, completa.

Com receitas de família, a Rach é restaurante tipo self-service, onde o cliente escolhe seus quitutes no na estufa e anota na comanda o que pegou. O melhor de tudo é que no cardápio variado que traz os temperos libaneses tudo custa R$ 6.

Considerada um negócio de sucesso, a Rach abriu a segunda unidade, no bairro Quilombo em Cuiabá, em apenas sete meses de operação, dobrando o quadro de funcionários que saiu de 10 para 20.

A sócia, Aline Gobeti, de 22 anos, que já era empreendedora no ramo de alimentos com uma doceira na modalidade delivery, aponta que o sucesso e crescimento da empresa em um curto período de tempo foi um conjunto de fatores. 

“Olhando para trás, eu creio que tenha sido a praticidade que a nossa loja trouxe para as pessoas. A maior parte do nosso público são adultos e que estão no intervalo ou saindo do trabalho e querem comer algo rápido e que seja gostoso. Na Rach entregamos isso.  Nossos produtos são  feitos com ingredientes de qualidade, sempre frescos e assados na hora. O cliente chega e consegue pegar a fornada de esfihas quentinha”, destaca Aline. 

Outro fator que chama atenção dos clientes, e que os sócios consideram como atrativo fundamental, o valor único a R$ 6. Mas o diferencial da Rach é que além de servir produtos de qualidade e produzidos de forma artesanal, os clientes se servem sozinhos e anotam na comanda suas escolhas, ou seja, não há garçom. Aline destaca que isso  facilita o processo de escolha do cardápio e deixa o cliente mais à vontade.

“O preço ser padronizado (todos os salgados por 6 reais), os clientes anotar na sua própria comanda, também foram diferenciais que impulsionaram nossa marca no início. Mas o motivo principal, com toda certeza, é conseguir manter a qualidade dos produtos e uma produção artesanal todos os dias. Esse foi, e é, nosso diferencial”, pontua Aline.

 

Receitas de sucesso

As receitas da Rach fazem parte da família de Renato, e foram aperfeiçoadas para serem vendidas de forma rápida sem perder o sabor tradicional. Renato explica que a principal diferença da comida libanesa está nos temperos usados para temperar a carne.

“Meu avô veio do Líbano e minha família mantém a tradição da culinária de lá até hoje. E eu trouxe para Rach, temos sacks libaneses, as esfirras, pastinha árabes, coisas simples, mas de muito sabor, tudo preparado na hora de forma artesanal”, frisa Renato.

No cardápio além de quibe frito, quibe cru, babaganuche,  da variedade de pastas e esfirras abertas e fechadas, tem coxinha, quitutes da culinária cuiabana e salgados tradicionais como pão italiano. Um dos detalhes do sucesso da Rchs é que assim como o pão sírio, as esfihas também são montadas e assadas na hora de serem servidas. 

“Tenho que me preocupar com a experiência do cliente, com como a comida vai chegar no prato dele, se as receitas estão no padrão estamos crescendo cada vez mais, todos os dias surgem coisas novas”, conta Renato. 

Os clássicos estão todos presentes, mas há também pratos menos conhecidos, alguns dos quais são criações da casa como versão da esfiha junina, que vai creme de milho fresco e uma porção generosa de queijo. Nas esfiha doces, a novidade é com pasta de amendoim e leite condensado. Além de Nutella com morango. 

Expansão

A Rach não para por aí. O sucesso e a aceitação da comida libanesa conquistou o paladar de muita gente. Os sócios já planejam abrir mais uma loja em Cuiabá e outra Várzea Grande. Em dois anos, a meta, segundo Renato, é levar a Rach para o interior do estado, nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Rondonópolis.

Questionados sobre a possibilidade de franquear a marca, os sócios ponderam  e dizem que a hipótese não está descartada, mas ainda não é o momento. 

“Nós temos esse desejo, mas apenas daqui uns anos. A gente sabe que para franquear vai ser um pouco complicado por conta do modelo de negócio, que é 100% artesanal. Isso dificulta um pouco a linha de produção e os processos. Precisamos garantir que todas as lojas mantenham o mesmo padrão de qualidade. Mas pensamos, sim”, explica Aline. 

Aline finaliza a entrevista deixando uma dica para quem deseja empreender. 

“Hoje em dia, muitas pessoas têm interesse em empreender, mas ao mesmo tempo estão se tornando cada vez mais imediatistas, desejando alcançar sucesso rapidamente, especialmente os jovens. Empreender é um caminho que requer muita paciência, foco, dedicação e persistência. Minha dica para aqueles que estão começando agora, apesar da minha pouca experiência, é ter paciência, estar disposto a aprender com pessoas mais experientes, ser humilde para aceitar erros como parte do aprendizado. Em tudo o que fizer, faça com excelência e leve até o fim, assim você se destaca no mercado”, finaliza. 

 

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