Cuiabá bate recorde por dois dias seguidos de cidade mais quente do país; semana terá máxima de 37°C

O último fim de semana do outono foi de recorde de calor para junho em Cuiabá. Nos dias 15 e 16 de junho de 2024, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,2°C de temperatura máxima. A média Climatológica de temperatura máxima em junho em Cuiabá é de 31,8°C. No histórico de dados do Inmet, esta é a maior temperatura registrada em um dia de junho em 27 anos, desde 1997. A alta temperatura levou a Capital mato-grossense a bater recorde por dois dias seguidos como a cidade mais quente do Brasil.

Outro fato que chamou atenção para o período em Cuiabá neste fim de semana em Cuiabá, foi a baixa umidade do ar que atingiu índices inferiores a 20%. E a tendência é que os demais dias da primeira semana do inverno continuem com altas temperaturas e clima seco. 

Nesta segunda (17), o Inmet emitiu um novo alerta para Cuiabá e outras 74 cidades do Estado onde a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O ideal para a saúde humana, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.

Confira a previsão do tempo para semana: 

Em Cuiabá, nesta segunda-feira, os termômetros marcam entre 22°C e 36°C, com umidade variando entre 60% e 20%. Na terça-feira (18), o dia será de sol com poucas nuvens. A variação da temperatura fica com a mínima de 20°C e a máxima de 36°C. 

Na quarta-feira (19), o dia amanhece encoberto por névoa seca. A temperatura fica entre 23°C e 36°C. A umidade pode atingir a mínima de 15% nas horas mais quentes do dia.

A quinta-feira (20), primeiro dia do inverno no Brasil, o dia será quente na Capital mato-grossense com máxima de 37°C.   A mínima prevista é de 22°C. Umidade varia entre 55% e 20%.

Na sexta-feira (21), os termômetros marcam entre 22°C e 35°C. A umidade fica entre 50% e 20%.

 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *