A gestão do MDB, em Várzea Grande, foi a que mais renovou a frota dos ônibus que integram o transporte coletivo municipal. De 2021 a 2024 a taxa de revitalização do transporte público passa de 60%, são 52 veículos transportando diariamente mais de 18 mil pessoas. Mais que um transporte seguro, a renovação da frota traz conforto e reduz o tempo de espera dos usuários.
Como explica o prefeito Kalil Baracat, os novos veículos substituem os carros mais velhos e com isso, “estamos aumentando a quantidade de viagens, porque carros novos não ficam parados para a manutenção como os antigos, e com essas trocas ganhamos uma autonomia de cerca de 10% no número de viagens. Essa renovação melhora o conforto, amplia o atendimento e o melhor, dá celeridade ao tráfego”, frisa.
Sobre os novos modelos que estão em circulação pela cidade, Kalil brinca: “Ninguém mais passa calor na nossa cidade”. Os veículos entregues ao longo dos últimos quatros anos são dotados de acessibilidade com elevador, câmeras de segurança, ar condicionado e internet, via wi-fi.” Os modelos novos são capazes de percorrer, dependendo da rota/distância, entre 12 a 15 viagens diárias. A frota atual atende em média 636 viagens por dia. O que em 26 dias no mês, resulta em 16.536 viagens.
O prefeito emedebista lembra que ao assumir a gestão entregou 15 novos ônibus para o atendimento das linhas municipais, em 2022 foram seis carros, em 2023 dois novos veículos e em 2024 já foram 13. “Já tiramos 36 carros antigos de circulação e todos foram substituídos por veículos modernos com acessibilidade. Além dessa preocupação em garantir um conforto melhor aos usuários do transporte coletivo, toda essa melhoria na oferta do serviço possibilitou a implantação do passe livre, uma antiga reivindicação da classe estudantil de Várzea Grande e uma conquista da atual gestão do MBD e que já beneficia mais de 8 mil estudantes com 100% de gratuidade”.
O prefeito destacou ainda que visando melhorias no transporte público, a prefeitura promoveu uma reforma completa no Terminal André Maggi, onde foram aplicados R$ 300 mil em recursos públicos.
“Estou cumprindo mais um compromisso assumido: renovar, durante meu mandato, a frota do transporte coletivo. Acredito que iremos avançar muito com a decisão de implantar o BRT – Bus Rapid Transit, modal adotado pelo governo Mauro Mendes”. Kalil Baracat lembrou que na campanha eleitoral defendeu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas diante da posição do governo do Estado em trocar o modal para o BRT, por ser tão eficiente quanto o outro e economicamente mais viável e possível, ele passou a defender a troca.
“Várzea Grande foi a mais penalizada pelas obras que rasgaram a cidade ao meio, deixando uma cicatriz que prejudicou muitas pessoas, muitos negócios, ceifaram vidas e o pior de tudo, vivia sobre uma eterna disputa judicial. Então como prefeito fiz a opção pelo melhor para a cidade e sua gente, pois não tínhamos mais como conviver com essa situação. É urgente que o novo sistema saia do papel e se torne uma realidade que tem que começar pelo atendimento à população, pois o serviço do transporte coletivo é pago, então deve ser um serviço de qualidade. As obras em andamento já dão um novo cenário a nossa cidade e dão fluidez ao trânsito”, pondera Kalil Baracat.