Mato Grosso continua sob influência de uma grande massa de ar seco e quente que impede a formação de nuvens carregadas deixando o Estado com baixa umidade relativa do ar, com índices inferiores a 20%. Nesta sexta-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Cuiabá e outras 133 cidades do Estado com baixo risco à saúde e queimadas devido à baixa umidade do ar. A previsão é que Cuiabá deve ser a capital mais quente e mais seca do Brasil nesta sexta-feira.
Segundo o Inmet, nos próximos dias uma névoa seca deve predominar sobre a Capital e a umidade do ar estará variando entre 20% e 75%. Nas horas mais quentes do dia os níveis de umidade no ar podem ficar ainda mais extremos chegando até 12%.
A sexta-feira amanheceu com poucas nuvens e uma névoa seca. Durante a tarde e à noite, o tempo segue firme. A mínima prevista é de 21°C e a máxima, de 36°C. A umidade do ar deve atingir índices inferiores a 12%, nesta tarde.
Sábado amanhece com poucas nuvens. À tarde a névoa seca predomina deixando a umidade relativa do ar com índices inferiores a 20%. Os termômetros registram mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Domingo amanhece com sol e aumento de nuvens ao longo da tarde, mas não há previsão de chuva. Os termômetros marcam mínima de 22°C e máxima de 36°C. A umidade do ar ainda fica baixa no domingo, variando entre 20% e 80%.
Cuidados com saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é quando o índice está entre 50% e 80%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes. A baixa umidade do ar pode causar vários problemas respiratórios e agravar doenças respiratórias, como bronquite, sinusite, asma, dentre outras. O Inmet ainda alerta a população para cuidados com a saúde. Para mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).