A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, anunciou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. O consenso veio após uma reunião na manhã desta sexta-feira (31), na sede do diretório estadual do PT. Desde o ano passado, quando foi definido como pré-candidato do PT, Lúdio disputava com o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) para saber quem seria o candidato da esquerda nas eleições deste ano.
A definição foi tomada pelas lideranças dos três partidos que compõem a federação: o presidente do PT, Bob Almeida, a presidente do PCdoB e da federação, Lane Costa, e o presidente do PV, vereador Mário Nadaf. A definição teve a anuência do ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) e de Lúdio e Stopa, que participaram do encontro.
O anúncio encerra uma disputa interna que começou ainda em 2023, quando Lúdio passou a articular a pré-candidatura dentro do Partido dos Trabalhadores, disputando internamente com ex-deputada federal Rosa Neide (PT).
Apesar de Lúdio ter a preferência da direção municipal, Rosa tinha o apoio da direção estadual e contava ainda com bom trânsito em Brasília. Para decidir entre os dois foi iniciada uma prévia interna partidária e o deputado estadual foi eleito com voto da maioria dos delegados. Contudo, a ex-deputada federal, primeiro, retirou-se das prévias e, no início de 2024, deixou a concorrência pela pré-candidatura para garantir a união partidária.
Chancelado pelo PT, Lúdio passou a concorrer pela preferência da Federação contra Stopa que também articulava candidatura para disputar o Alencastro.
Lúdio Cabral
Lúdio iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Médico, ele também foi diretor do Sindicato dos Médicos (Sindimed).
Foi eleito para o primeiro mandato como vereador de Cuiabá em 2004, e se elegeu novamente em 2008, cargo que ocupou até dezembro de 2012.
Naquele ano, ele se candidatou à Prefeitura de Cuiabá, chegou ao segundo turno e recebeu 140.798 votos, mas acabou ficando em segundo lugar. Na ocasião, Mauro Mendes foi eleito.
Nas eleições estaduais em Mato Grosso em 2014, o PT lançou a sua candidatura ao Governo de Mato Grosso. Ele ficou novamente em segundo lugar, com 472.507 votos, e Pedro Taques foi eleito.
Em 2018, se elegeu deputado estadual. Seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso teve início em 1º de fevereiro de 2019.
Lúdio foi reeleito deputado estadual nas eleições de 2022, com 47.533 votos, sendo o candidato mais votado em Cuiabá.