A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa em Cuiabá nesta terça-feira (28) e segue até 14 de junho. O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a campanha de vacinação começou na segunda-feira (27).
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, capaz de infectar crianças e adultos, podendo causar paralisia nos membros inferiores, em casos graves.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Nas unidades de saúde com horário estendido, o funcionamento segue até às 20h30.
Poliomielite
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
O último caso de poliomielite no Brasil aconteceu em 1989, e o país recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus em 1994, não há mais registro da doença nas Américas, mas alguns países do oriente médio ainda tem casos de contaminação.
Quais os sintomas da doença?
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:
Febre
Mal-estar
Dor de cabeça
Dor de garganta e no corpo
Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
Constipação (prisão de ventre)
Espasmos
Rigidez na nuca
Meningite