A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, está promovendo, ao longo desta semana, uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio. O objetivo dessas ações é conscientizar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Nesta segunda-feira (27), foi iniciado um novo grupo de Terapia Cognitiva e Comportamental (TCC), voltado para a cessação do hábito de fumar. Este grupo oferece acesso a medicamentos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). De acordo com Julia Asis, Responsável Técnica do ‘Programa Controle de Tabagismo’ da SMS, através das ações, os servidores trabalham com educação, comunicação, capacitação e conscientização, tanto dos servidores envolvidos nas ações quanto dos usuários.
Além disso, a ideia é rastrear e atrair novos participantes para as atividades, além de sensibilizar novos profissionais de saúde para aderirem ao programa e desenvolverem o tratamento do tabagismo, visando atender o maior número possível de usuários que desejam abandonar o hábito de fumar.
Segundo a RT, Cuiabá possui atualmente 25 grupos em andamento na rede, com previsão de iniciar mais 11 no próximo mês, o que representará uma cobertura de 41% das unidades básicas de saúde. Além das unidades de saúde, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Hospital Júlio Muller e o Sistema Socioeducativo também oferecem grupos de adesão ao programa.
As reuniões dos grupos têm duração de 4 meses. No primeiro mês, as reuniões são semanais, enquanto do segundo ao quarto mês, são mensais. Durante esses encontros, os participantes têm acompanhamento médico e de enfermagem, além de diálogos e orientações entre os participantes, com material de apoio específico para cada reunião.
A SMS também fornece medicação gratuita para os participantes dos grupos de terapia nas unidades. Os medicamentos disponibilizados incluem terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona.
Para participar, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para obter informações sobre o início do próximo grupo. Algumas das unidades que já aderiram ao programa são:
- USF João Bosco Pinheiro
- USF Novo Paraíso CPA 3
- USF CPA 4
- USF Terezinha Piccoli
- USF Jardim Imperial
- USF Areão
- USF Bela Vista
- USF Pedra 90
- USF Santa Terezinha
- USF Residenciais Coxipó
- USF Santa Isabel
- USF Despraiado
- USF Cidade Verde
- USF Quilombo