Produção de girassol deve aumentar cerca de 4% em MT

Pela primeira vez em 10 anos, produtores da região de Paranatinga (a 411 km de Cuiabá), investiram na produção de girassol direcionado para extração de óleo. Esta é a primeira safra que o plantio de girassol na região mato-grossense terá a finalidade de produção de óleo, como disse o técnico agrícola, Gilberto Mendes.

“O girassol direcionado para extração de óleo ficou vários anos sem ser cultivado em função da falta de comprador desse produto na região, a cultura tem uma atividade em toda a região de Paranatinga e Primavera do Leste”, informou o técnico.

Os produtores de sementes de girassol identificaram a distância para a entrega dos produtos como o principal problema e buscaram outras alternativas, como procurar parcerias e deixar as indústrias mais próximas dos agricultores, como forma de tentar solucionar essa situação.

O agricultor Daniel Montanher Bortolo ressaltou que o transporte da cultura para outros estados se tornou mais viável do que para a região.

“É um frete um pouco mais difícil do que para São Paulo, por ter um tráfego maior de caminhões, e essa facilidade acaba sendo melhor para a indústria que está fora do estado hoje”, declarou Daniel. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *