O vereador por Cuiabá, Rogério Varanda (PMB), presidente da Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), oficializou o cronograma das oitivas e as respectivas testemunhas que serão ouvidas nos autos. As audições serão realizadas a partir desta segunda-feira (13) e vão até 22 de maio. Foram convocados os ex-secretários municipais de Saúde, Célio Rodrigues da Silva e Luis Antônio Possa de Carvalho, além de adjuntos da pasta, advogados e uma servidora. O prefeito será a última pessoa a ser sabatinado.
Um dos pontos que chama atenção nas testemunhas arroladas pela defesa do prefeito é o aparecimento das mesmas em investigações da Polícia Civil. Luiz Antônio Possas de Carvalho, por exemplo, foi alvo das operações ‘Colusão’ e ‘Overpriced’, que apuravam lavagem de dinheiro na pasta durante a pandemia da covid-19.
O ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, chegou a ser preso duas vezes – em 2021 e 2023 – sob a acusação de envolvimento em esquema de corrupção. Empreendimentos da família do ex-gestor entraram na mira dos policiais, a desconfiança é que as empresas foram utilizadas como “laranjas” para escoar o dinheiro.
Outra figura da defesa do prefeito, Benedito Oscar Fernandes de Campos, diretor técnico da Saúde de Cuiabá, caiu na malha-fina da ‘Operação Smartdog’, deflagrada pela Polícia Civil em fevereiro de 2023, após denúncias quanto à compra de chips para utilizar em animais.
Atraso nas oitivas
As oitivas foram adiadas em decorrência do pedido de saída da vereadora Edna Sampaio (PT). A Câmara fez novo sorteio nesta terça-feira e Eduardo Magalhães (Republicanos) foi colocado no lugar de Edna.
Comissão processante
A Comissão Processante foi aberta em 8 de março, com 16 votos. Caso o parecer seja pela cassação, seria necessário apenas mais um voto para completar a maioria, segundo o rito da Casa de Leis. Emanuel Pinheiro trabalha em sua defesa e também no diálogo com os vereadores para reverter sua situação no Legislativo.
Veja calendário das oitivas
13 de maio
Milton Corrêa da Costa Neto: ex-secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Curare
Célio Rodrigues da Silva: ex-secretário Municipal de Saúde de Cuiabá
Hekken ristina da Silva: servidora
15 de maio
Luis Antonio Possa de Carvalho: ex-secretário Municipal de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Colusão e Overpriced
Dalila Roque Ribeiro: ex-secretária-adjunto de Saúde de Cuiabá
Wellin Marcio Nascimento
17 de maio
Lucas Beresa de Paula: : advogado
Matteus Beresa de Paula Macedo: advogado
20 de maio
Gilmar Cardoso: ex-secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá;
Benedito Oscar Fernandes de Campos: diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Smartdog
22 de maio
Prefeito Emanuel Pinheiro