O Brasil enfrenta uma onda de calor fora do comum, desde a semana passada e as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio. No final de semana passado, as temperaturas atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país. No sábado (27), Cuiabá registrou uma temperatura impressionante de 37.2°C, ocupando o segundo lugar no ranking de temperaturas mais altas do país.
Nesta segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo comunicado que inclui Cuiabá e outras 44 cidades de Mato Grosso que alerta sobre uma nova onda de calor com temperaturas de 5°C acima da média para o período. Cuiabá, deve atingir máxima de 39°C na quinta-feira (2).
Conforme o Inmet, o sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas. Regiões marcadas em vermelho no mapa podem esperar temperaturas mais de 5°C acima do normal nos próximos dias.
Previsão da semana para Cuiabá
Em Cuiabá, a segunda-feira (29) amanheceu com o céu aberto e a temperatura, registrando mínima de 26ºC. Conforme o Inmet, a máxima prevista é de 37ºC. Um alerta para baixa umidade do ar nesta segunda que atinge níveis de 35% nos horários mais quentes do dia.
Na terça-feira, as máximas são ainda mais elevadas, chegando a 38ºC na Capital. A mínima prevista não ultrapassa os 27°C. O dia promete céu aberto com umidade relativa do ar variando entre 30% e 80%.
A quarta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, a mínima novamente será de 27°C, com máxima de 38°C. O tempo ficará com muitas nuvens durante o dia e à noite. A umidade relativa do ar vai variar entre 25% e 75%.
A partir de quinta-feira, a temperatura esquenta ainda mais, quando haverá mínima de 27°C e máxima de 39°C. Novamente, terá muitas nuvens, mas sem possibilidade de chuvas. A umidade relativa do ar vai variar entre 25% e 75%.
A sexta-feira terá novamente mínima de 27°C e máxima de 39°C. Haverá muitas nuvens, sem possibilidade de chuvas. A umidade relativa do ar vai variar entre 25% e 75%.
Municípios afetados pela onda de calor
De acordo com o Inmet, devem ser afetados pela onda de calor, prevista até quarta-feira (1º), os seguintes municípios:
Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréo, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Alertas
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de seu interesse. O recebimento das mensagens é gratuito.