A Força Aérea Brasileira (FAB) compartilhou o vídeo que o mostra o momento em que o piloto da persegue e abate uma aeronave clandestina que invadiu o espaço aéreo brasileiro na quarta-feira (10), em Rondolândia (a 1.064 km de Cuiabá). O homem foi preso na cidade de Cocal (RO) por equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar local. Os demais envolvidos seguem foragidos.
No vídeo, aparece a aeronave A-29 Super Tucano, da FAB, perseguindo a aeronave clandestina que vinha da Bolívia. Foi dado instruções ao piloto da aeronave para que ele mudasse a rota, porém as ordens não foram obedecidas.
O piloto da FAB fez disparos de aviso, sendo que o suspeito realizou um pouso forçado na terra indígena Zoró.
Antes de fugir, ele e um comparsa atearam fogo na aeronave. Durante a fuga o piloto rendeu o motorista de uma ambulância e o obrigou a dirigir para eles.
O veículo foi localizado próximo à cidade de Cacoal/RO, onde o piloto foi preso em flagrante por sequestro, dano com emprego de substância inflamável ou explosiva, desobediência e usurpação de bem da União. Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná/RO.
Veja vídeo: