O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, propôs a estadualização do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) ao governador Mauro Mendes (UB), nesta quarta-feira (3), durante a entrega de contas anuais do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2023.
Sérgio Ricardo explicou que a medida garantiria o melhor direcionamento de recursos para a Saúde, que acumula passivos financeiros.
“A Prefeitura de Cuiabá não tem condições de tocar o HMC e o Hospital São Benedito do jeito que tem que ser feito. Hoje, a demanda é muito maior do que a capacidade que a estrutura tem de atender. É uma questão urgente”, pontuou.
De acordo com o presidente, tanto o prefeito da Capital quanto o governador demonstraram predisposição em relação ao tema.
“As discussões políticas têm que ficar fora desse contexto, porque a Saúde de Cuiabá precisa de socorro.”
O govenador pontou que a proposta do TCE para o estado assumir o HMC, será analisada com cautela.
“Vamos estudar, mas o município tem que cumprir sua obrigação. Ele recebe dinheiro da União para prestar um serviço. A arrecadação mais que dobrou nos últimos oito anos, o que aconteceu que o dinheiro não está dando para mais nada?”, questionou Mauro.