Artista cuiabano expõe retrospectiva de 40 anos de obras em museu de SP

A retrospectiva de mais de 40 anos de trabalho do artista cuiabano Gervane de Paula, está em cartaz desde o último sábado (23) na Pinacoteca de São Paulo. A mostra ficará em exibição até o dia 1º de setembro. 

Intitulada “Como é bom viver em Mato Grosso“, a exposição reúne dezenas de obras de Gervane produzidas desde o final da década de 70 até 2023, entre pinturas, instalações e outros objetos. “Quatro décadas de intensa dedicação à arte”, diz o artista. 

Morador do bairro Araés, o artista expressa em sua obra críticas às relações de poder nas esferas públicas e privadas, bem como nas relações sociais marcadas pela desigualdade e opressão. 

Com cores vivas, traços marcantes, texturas e com um humor ácido inconfundível, Gervane discute, desde o início de sua carreira, sobre temas atuais e inerentes à humanidade. 

A mostra conta ainda com telas inéditas dos anos 80. À época, o artista participou da Exposição no Parque Lage (1984) e, segundo o MT Projetos de Arte, era o único artista autodeclarado negro. 

Com curadoria de Thierry Freitas, a exposição ocupa três salas do segundo andar do icônico Pavilhão Luz.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *