Um rebanho infectado com raiva foi identificado numa propriedade de Jangada (75 km de Cuiabá). A informação foi confirmada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e a Unidade Regional do município monitora o caso.
Segundo as informações do Indea, os registros ocorreram nos dias 21, 22 e 24 de março. Contudo, a Unidade Regional garantiu que não há foco ativo. A entidade destacou ainda que “está fazendo trabalho de reforço junto aos produtores”, visando evitar a proliferação da doença nos demais animais.
O Indea reforça que em casos de possíveis registros da doença, o órgão deve ser comunicado imediatamente, e o animal não pode ser tocado ou manipulado, pois a raiva é transmitida também aos humanos.
A raiva é uma doença que não tem tratamento, sendo fatal uma vez iniciados os sinais clínicos. Ao contrário de animais de pequeno porte, como cães, a raiva em herbívoros se manifesta com sintomas de paralisia, queda, tremores, movimentos de pedalagem e dilatação da pupila.