O outono, que começou oficialmente nesta quarta-feira (20) no hemisfério sul e será marcado por chuvas mais regulares e frentes frias, em que Mato Grosso está, conforme previsão Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma queda na temperatura já poderá ocorrer a partir desta sexta-feira (22), em Cuiabá quando as temperaturas ficam mais amenas podendo a chegar a mínima de 25°C.
Conforme o Inmet, as primeiras quedas significativas de temperaturas tendem a vir em abril sobre o Sul e em áreas do Sudeste, atingindo parte de Mato Grosso. O frio intenso é mais provável durante os meses de maio e junho. O período de transição para o fenômeno La Niña no fim do outono/início do inverno traz um aumento do risco de geadas para o Sul do Brasil, mas as ocorrências de geada relevantes são mais prováveis no fim da estação, no decorrer da segunda quinzena de maio e em junho.
Em Mato Grosso, a primeira queda na temperatura já deve ser sentida neste fim de semana. Na sexta-feira, a mínima em Cuiabá será de 25°C e a máxima não passa de 31°C. No sábado, a mínima será de 24°C e a máxima, de 30°C. O domingo terá mínima 23°C e máxima de 31°C.
Chuvas intensas também devem marcar os primeiros dias da nova estação no Estado. Nesta quinta-feira (21), Inmet emitiu um alerta amarelo válidos para todo o Estado com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Ainda segundo as previsões, as chuvas deverão ter mais regularidade e podem acumular a média de 70 mm apenas nos primeiros dias do outono, até 4 de abril. Contudo, ainda não é possível afirmar se, neste ano, haverá mais chuvas do que o volume de 2023, um ano considerado atípico, por conta, principalmente, dos efeitos do fenômeno El Niño.
O outono no hemisfério sul se estende até o dia 21 de junho de 2024, quando entra o inverno.