A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, a primeira ação social do ano de 2024 com as profissionais do sexo que trabalham nas proximidades de um posto de combustível, no bairro Jardim Industriário. A ação coordenada pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos é em alusão ao ‘Dia da Visibilidade Trans’, celebrado no dia 29 de janeiro.
Cerca de 40 mulheres transexuais e travestis que trabalham no local serão assistidas com vacinação contra a covid-19, atendimento socioassistencial, atendimento educacional para retorno, entrega de Kits de biossegurança e Kits de saúde bucal (com máscaras, álcool em gel, preservativos, escova dental, pasta dental e fio dental).
“As agressões e a exclusão de gênero que as travestis e as transexuais sofrem todos os dias apontam que essa população vive a mercê da discriminação e da violência. As desigualdades sociais e econômicas já enfrentadas por esse grupo potencializam ainda mais a vulnerabilidade durante a crise provocada pela pandemia covid-19”, pontou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.
São parceiros da ação, a Secretaria Municipal de Saúde, o Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT e a Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, estarão oferecendo diversos atendimentos na área da saúde, ofertando possibilidade de formação e cursos profissionalizantes para esta população. Com início às 19:00 e previsão de termino as 22h.
“A Prefeitura de Cuiabá, pautada pela humanização vem buscando combater todas as formas de discriminação e de preconceito. fazendo disso um dos seus principais pilares. A luta contra todas as formas de violência e de discriminação por uma sociedade mais justa e igualitária e com oportunidades e direitos para todos e todas, passa pelo compromisso e pelo empenho de todos os agentes sociais”. finalizou.
O Dia da Visibilidade Trans surgiu em 29 de janeiro de 2004, quando foi registrada a campanha “Travesti e Respeito”. Recente levantamento feito pela ONG Transgender Europe mostrou que o Brasil é o país que mais violenta esta comunidade.
SERVIÇO:
O que- Ação Social
Data– 22/02/2024
Horário– 19 horas
Local- Nas proximidades de um Posto de Combustível (Jardim Industriário)