O médico infectologista e poeta, membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Ivens Cuiabano Scaff, 72 anos, morreu nesta quarta-feira (21). Ele estava internado há cerca de um mês no Hospital das Forças Armadas de Brasília, depois de passar por um procedimento cirúgico. Ivens apresentou um estado delicado no período pós-operatório e não resistiu. Ele tinha câncer no fígado.
Segundo informações de familiares ele morreu à 1h desta quarta-feira (21).
O velório será realizado em Cuiabá, no entanto, o lugar ainda está sendo definido pela família. As informações devem ser divulgadas em breve.
O profissional marcou a história da Medicina em Mato Grosso, pois foi um dos precursores na implantação do tratamento de infectados pelo vírus HIV. Atuou por décadas no serviço público de saúde em Cuiabá e era uma referência na área de infectologia.
No cenário cultural mato-grossense, Ivens foi autor de diversas obras literárias e motivou centenas de novos escritores locais.
A AML divulgou uma nota lamentando a partida do imortal, ocupante da cadeira sete da Academia há mais de 10 anos, assinada pela presidente Luciene Carvalo:
A Academia Mato-grossense de Letras lamenta profundamente o falecimento de Ivens Cuiabano Scaff, titular da cadeira 7, há mais de 10 anos. A obra de Ivens Scaff é uma referência poética para gerações de admiradores e estudiosos de literatura. Colaborador da revista Vôte!, Estação Leitura, o poeta lançou Mil Mangueiras, livro de poesias que inaugura uma fase de compreensão da sua terra natal.
Ivens foi conselheiro municipal de Cultura, posição usada para alavancar uma geração de novos escritores mato-grossenses. Entre outros livros de enorme sucesso, é importante sublinhar Kyvaverá e Asas de Ícaro, ambos publicados pela ed. Entrelinhas. Seu trabalho é atualmente objeto de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas.
A presidência da AML comunicará aos amigos e admiradores a data vindoura da cerimônia da saudade, a ser realizada na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras.
Luciene Carvalho
Presidente
O governo do Estado também divulgou nota de pesar pela partida de Ivens Scaff, destacando a personalidade do médico e escritor:
“Foi com pesar que eu e minha esposa, Virginia, recebemos a notícia do falecimento do médico e escritor Ivens Scaff, uma personalidade importante do nosso Estado e que deixou sua marca na literatura cuiabana. Pedimos que Deus console seus familiares e os amigos que sofrem com esta perda”, lamentou o governador Mauro Mendes.
Ivens Scaff é cuiabano e se formou em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro. Depois, fez pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso. No Estado, contribuiu significativamente com a literatura e poesia cuiabana, tendo sido imortalizado pela Academia Mato-grossense de Letras, onde era titular da cadeira 7 desde 2014. Entre suas obras estão títulos como “Kyvaverá”, “O amor são asas de Ícaro”, “Uma maneira simples de voar” e “Mil Maneiras”.