Hospital de Câncer de MT completa 25 anos salvando vidas

LAUDEMI MOREIRA NOGUEIRA

Neste dia 4 de fevereiro o Hospital de Câncer de Mato Grosso celebra 25 anos de história, e que história. Desde a fundação da mantenedora Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC), ainda em 1954, muitos foram os nomes e organizações que se empenharam a construir e colocar em funcionamento um Hospital de referência.

E hoje somos, com certeza, referência em tratamento oncológico no Centro-Norte do país. Costumo dizer para equipe que números não representam, em sua completude, a importância do trabalho desenvolvido pela instituição, afinal de contas, cada vida é única e inestimável. No entanto, para fins demonstrativos, ressalto que o Hospital realizou quase 180 mil atendimentos em 2023, superando, mais uma vez, o ano que antecede.

E detalhe, cerca de 95% desses atendimentos são de pacientes vindos do Sistema Único de Saúde. Ao contrário do que muitas instituições fazem, aqui no HCanMT SUS também é prioridade, e merece todo o respeito. Os profissionais da assistência me relatam que os pacientes se admiram com a qualidade do atendimento oferecido, que não difere em nada dos particulares e convênios.

Aqui não existe alimento diferente para um, medicamento diferente para outro. Não! É comum recebermos pacientes nos leitos, e mesmo isolamentos, que a família fica preocupada com o custo de tanto conforto e humanização. Alimentos de qualidade, televisão, ar-condicionado, poltrona, atendimento psicológico, fisioterápico, capelania, enfim. Mas não, isso tudo é pelo SUS, não há cobrança.

Claro, como a sociedade já sabe, o recurso vindo do Sistema Único de Saúde não cobre 45% dos gastos do Hospital, mas existem muitos corações solidários que se unem a nós na missão de cuidar de pessoas. Atualmente, as doações suprem 20% dos gastos da instituição, e graças aos parceiros, amigos e entidades, continuamos com as portas abertas, em constante capacitação e reestruturação. O ano de 2023, aliás, foi um exemplo, com a modernização e humanização do Centro Cirúrgico e do Setor Onco-hematológico.

O HCanMT faz diferente, para fazer a diferença. A prova disso é que o Hospital começou a percorrer os primeiros passos para a conquista da Acreditação ONA, entidade que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Estamos na fase de diagnóstico organizacional junto ao Grupo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, e a equipe está trabalhando arduamente para colocar no papel tudo o que já é oferecido por aqui.

Inclusive, tenho ouvido uma indagação que, para mim, soa impertinente: para que Acreditação em um Hospital que atende SUS? Acreditem, nós da diretoria temos recebido esse tipo de questionamento. Reforço o que disse, o Hospital de Mato Grosso é referência e trabalha para cuidar do paciente oncológico. E ponto! Almejamos sim, aumentar os atendimentos particulares, afinal é mais sustentabilidade financeira para a instituição, mas isso não muda em nada o tratamento. Não valoramos vidas, valorizamos!

E não é só SUS, oferecemos atendimento filantrópico no interior. E o que dizer das campanhas de prevenção que percorreram 55 municípios do estado? Em 2023 a Unidade Móvel de Saúde, junto com o micro-ônibus e a equipe, percorreu mais de 12 mil quilômetros e foram mais de 20 mil atendimentos realizados, com 2.048 casos suspeitos encaminhados direto ao HCanMT. O Hospital de Câncer de MT vai muito além do tratamento, nós também prezamos pela prevenção.

Para 2024, estamos investindo em planejamento e desenvolvendo diversas estratégias para alcançarmos o que tanto almejamos: ser sustentável mantendo a filantropia e investimentos em ensino, pesquisa e inovação. O trabalho aqui não cessa, e seguimos respeitando os nossos valores, que envolvem o foco no paciente, qualidade no atendimento, transparência nas ações, valorização dos profissionais, inovação, gratidão aos doadores, responsabilidade social e meritocracia.

Recentemente nos vimos em mais uma situação difícil. Tivemos que vir à público falar sobre a inanição financeira do Hospital diante aos atrasos e não pagamentos pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Infelizmente, muitas vezes chegamos à beira de um colapso. Mas, graças aos parceiros e amigos, e depois da recomendação feita pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE-MT), nós continuaremos de portas abertas. Temos muito respeito por cada vida que aqui adentra, e vamos trabalhar diuturnamente para que continuemos a salvar vidas. A luta não termina aqui!

E por fim, e não menos importante, deixo aqui a minha gratidão à sociedade pelo apoio prestado ao nosso Hospital. Não estranhe quando digo “nosso” Hospital, porque ele é nosso mesmo, de cada mato-grossense, inclusive meu, que sou nascido logo ali em Ponte Branca. Quem conhece a história de ponta a ponta, como conheço, sabe a luta que envolveu a então abertura do HCanMT em 4 de fevereiro de 1999, e sabe que essa luta continua até hoje, mas juntos temos conseguido construir uma bela história.

Que venham mais muitos anos. Parabéns HCanMT. Parabéns Mato Grosso!

Dr. LAUDEMI MOREIRA NOGUEIRA – é Presidente do Hospital de Câncer de MT.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *