O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) declarou que os indígenas yanomamis que vivem em situação precária em Roraima podem ser oriundos da Venezuela. Apesar de lamentar o fato, para o parlamentar, isso ocorre porque os indígenas não conseguem usufruir da própria terra e cultivarem seus próprios alimentos.
Nós vemos uma situação daquela muito comum em muitos países onde o comunismo ocorre
Região com 30 mil habitantes em Roraima, a terra indígena tem atualmente crianças e idosos em estado grave de saúde, principalmente com desnutrição grave, malária e infecções respiratórias.
O cenário é tão crítico na terra indígena que o Ministério da Saúde decretou estado de emergência para combater a falta de assistência sanitária na região.
“Qualque ser humano numa situação daquela é um absurdo. Nós vemos uma situação daquela muito comum em muitos países onde o comunismo ocorre. A região ali é um pedaço pequeno no Brasil e um pedaço muito maior na Venezuela”, disse Cattani.
“Acredita-se que esses que estão desnutridos e passando fome estejam vindos da Venezuela. Isso é uma das suposições”, emendou o parlamentar.
Cattani ainda comparou a situação dos yanomamis com os indígenas parecis, em Campo Novo do Parecis, que cultivam o próprio alimento.
“Eu acho engraçado quando as pessoas falam dos yanomamis e não falam dos parecis. Aquele povo nunca vai passar fome porque aquele povo aprendeu a trabalhar, a usufruir da terra e a ser independente. A independência indígena que nós sempre pregamos. Um caso como aquele ali é um desastre, é um absurdo”, concluiu Cattani.