Mariana Xavier desabafa após ‘elogio’ de que emagreceu: ‘Não comente’

A atriz Mariana Xavier, de 43 anos, contou no Instagram nesta segunda-feira (22) que recebeu vários “elogios” de seguidores em um post feito no fim de 2023. Segundo a artista, um dos internautas disse que a achou “bem mais magra” e sugeriu que ela “continue o que está fazendo” para emagrecer.

“No fim do ano eu fiz um post fazendo reflexões profundas sobre 2023, mas teve gente que, ao invés de embarcar na poesia do texto, preferiu focar na foto: ‘Achei você bem mais magra! Continue o que estiver fazendo’, ‘Uhuuuuullll! Bora emagrecer para ficar elegante’, ‘A Mulher Maravilha emagreceu! Parabéns!’. Certeza de que não foi por mal, mas vamos conversar sobre as motivações e os impactos desse tipo de fala ‘elogiosa’? Comentar o corpo das pessoas é um vício do qual a gente precisa se livrar”, escreveu a atriz na legenda do vídeo em que fez um longo desabafo.

Desabafo

No vídeo, Mariana — conhecida pela luta contra a gordofobia — começou lendo o “elogio” de um seguidor. “Achei você bem mais magra, continue o que você estiver fazendo. Eu tenho certeza de que a intenção dessa pessoa foi fazer um elogio. Mas vamos falar sobre quão problemático é esse tipo de comentário”, começou a atriz.

“Já falei aqui algumas vezes que a gente não deve comentar o corpo das pessoas, mas ainda tem muita gente que tem dificuldade de entender qual o problema de comentar se a minha intenção é fazer um elogio. E aí a gente precisa parar para pensar: por que emagrecer é sempre um elogio? Que imaginário é esse que faz a gente entender o emagrecer como algo desejável e digno de aplauso o tempo todo?”, questionou.

“As pessoas que são ativistas da luta antigordofobia são sempre acusadas de romantizar a obesidade. A gente cansa de dizer que romantização de obesidade não existe. Afinal de contas, eu nunca vi nenhum ativista dizendo: ‘Venha você também para o maravilhoso mundo da gordolândia!’, ‘ser gordo é maravilhoso’, ‘aprenda aqui minha dieta para engordar 20 kg em 15 dias'”, ironizou.

“O que a gente vê por aí o tempo inteiro é esse tipo de discurso, propaganda e estímulo associados ao emagrecimento. O que mais chama atenção nesse comentário? E esse é só um exemplo, tá? Porque eu recebo muitos desse tipo. ‘Você está bem mais magra, continue o que estiver fazendo’. Ou seja: não importa o que você está fazendo, importa que você está emagrecendo. E que emagrecer é algo maravilhoso e que todo mundo deve desejar. Vocês já pensaram se eu tivesse um transtorno alimentar? Se eu estivesse vomitando tudo que eu como? Se eu estivesse deixando de comer?”, continuou.

“Se eu tivesse voltando a tomar todas as porcarias para emagrecer que eu tomei por anos quando eu era mais jovem? Esse comentário teria sido um grande estímulo para que eu continuasse destruindo a minha saúde em prol do emagrecimento. Esse comentário não é um fato isolado, ele é só um reflexo de uma mentalidade coletiva que a gente precisa repensar. A magreza, sim, é tão romantizada, glamourizada que a mesma galera que ataca pessoas gordas dizendo que é pela saúde celebra uma gastroenterite porque: ai, pelo menos emagrece. Nem todo mundo tem como objetivo de vida emagrecer. E, mesmo quem tem, não deve ser incentivado a fazer isso a qualquer custo. Resumo: não comente o corpo das pessoas”, finalizou.

Gshow

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *