A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu na manhã desta segunda-feira (15), um coronel do Exército Brasileiro (EB), identificado como Etevaldo Luiz Cacadini de Vargas, em Belo Horizonte (MG). O homem é suspeito de financiar a morte do advogado Roberto Zampieri, ocorrida no dia 5 de dezembro, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
De acordo com o delegado Nilson Farias, o suspeito foi preso temporariamente e contra ele ainda foi cumprido um mandado de busca e apreensão em sua residência. Ainda segundo a autoridade policial, o coronel deve ser transferido para Cuiabá em breve.
O suspeito já foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde recebeu um título de Cidadania Honorária.
Outras prisões
No dia 20 de dezembro de 2023, Antônio Gomes da Silva também foi preso em Minas Gerais, acusado de ser o homem que atirou contra o advogado. No mesmo dia, Angélica Caixeta Gontijo, também foi presa e apontada como mandante do crime, e Hedilerson Fialho Martins Barbosa também foi preso por envolvimento no crime.
O crime
O advogado Roberto Zampieri foi assassinado quando saía do seu escritório de advocacia no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá no no início da noite do dia 5 de dezembro. Ele foi atingido com ao menos dez tiros logo após entrar em um veículo Fiat Toro. O crime foi registrado por câmeras de segurança instaladas em prédios residenciais localizados em frente ao escritório de advocacia.